4 formas simples de aliviar a dor no pescoço
É comum ter dor ou sentir uma rigidez no pescoço de vez em quando. Em muitos casos, isso se deve à má postura ou uso excessivo. Às vezes, a dor no pescoço é causada por lesões causadas por uma queda, esportes de contato ou movimentos bruscos.
Colocar uma compressa quente no pescoço, fazer uma massagem, alongar os músculos e tomar um relaxante muscular são 4 formas diferentes de tratar um torcicolo em casa. Estes quatro tratamentos se complementam e ajudam a curar o torcicolo mais rápido, podendo ser úteis para aliviar a dor e o desconforto.
Com os braços junto ao corpo, erga o queixo e depois desça ele até o peito. Repita este movimento 5 vezes, vagarosamente. Estique o pescoço para frente, coloque a mão atrás da cabeça e puxe para baixo até sentir um leve desconforto. Segure esta posição por 5 segundos.
Normalmente este torcicolo, conhecido como usual, é causado por má postura durante o sono. No entanto, esta não é a única situação que pode provocar a torcicolo: um trauma, um soco, uma doença congênita, o estresse e até mesmo ataques de pânico pode resultar em retração do pescoço.
Remédios para torcicolo
É preciso alongar o pescoço e para conseguir fazer isso deve-se usar uma técnica chamada energia muscular. Isso consiste em colocar a mão (do lado em que está o torcicolo) na cabeça e fazer força empurrando a cabeça contra a mão. Mantenha essa força durante 5 segundos e relaxe, descansando por mais 5 segundos.
É mais comum a distonia que afeta apenas uma parte do corpo. Geralmente, a causa é desconhecida, mas em algumas pessoas, o torcicolo espasmódico é causado por uma mutação genética. Estresse e problemas emocionais podem piorar o torcicolo espasmódico.
Em último caso, pode ser necessário tomar medicamentos que contenham analgésicos como o paracetamol ou a dipirona, anti-inflamatórios como ibuprofeno ou diclofenaco, relaxantes musculares, como o tiocolchicosídeo ou carisoprodol, ou mesmo uma combinação entre eles.