Na palavra “iguais” acontece da mesma forma, onde o “a” será sempre uma vogal. Então não se esqueça!
Encontro Vocálico: é o encontro de duas ou mais vogais juntas em uma mesma palavra. Ditongo: é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma mesma sílaba. Hiato: é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas separadas.
A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato. A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes.
HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes. ... Acontece diferente com o ditongo, que pode ser formado por vogal + semivogal ou semivogal + vogal, e com o tritongo, que é formado por semivogal + vogal + semivogal.
Tritongo é o encontro vocálico que consiste na sequência semivogal + vogal + semivogal (SV + V + SV) na mesma sílaba. Exemplos: i-guais, Pa-ra-guai, quão.
O tritongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e duas semivogais em uma mesma sílaba. ... Esse fenômeno fonético expresso pelo encontro vocálico acima é conhecido como TRITONGO. Assim, podemos conceituar que: TRITONGO é o encontro vocálico formado por uma semivogal + uma vogal + uma semivogal.
Existe uma classificação para os tritongos. Eles podem ser orais ou nasais. TRITONGO ORAL – quando todas as suas vogais são orais. TRITONGO NASAL – quando uma ou mais de suas vogais é nasal.