Na língua portuguesa existem diversas palavras com sc. Segundo as regras fonéticas do português, a sequência sc pode ser considerada um dígrafo ou um encontro consonantal.
A complexidade da Língua Portuguesa, que tem regras ortográficas e gramaticais específicas, é tamanha que não é raro encontrarmos falantes nativos cheios de dúvidas a respeito do uso de determinados aspectos do idioma.
No encontro consonantal, cada consoante mantém sua unidade sonora, sendo possível a distinção do som de cada consoante, que representam fonemas diferentes. O encontro consonantal sc é um encontro consonantal imperfeito, também chamado de disjunto ou impróprio, uma vez que, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes.
Saber as regras ortográficas é essencial para todo concurseiro, até mesmo porque a grafia correta das palavras é algo que faz a diferença na hora de escrever redações e responder perguntas a respeito da Língua Portuguesa. Nesse aspecto, é muito comum encontrarmos pessoas que não sabem quando devem usar S, SS, SC, C ou Ç. Você faz parte desse grupo?
Usa-se a letra "S":
Além disso, verbos que terminam em “ceder”, “primir”, “gredir”, “mitir”, “curtir” e “meter” formam substantivos com SS. Veja os exemplos: depressão (deprimir), admissão (admitir), retrocesso (retroceder).
Já saber sobre o uso do SC pode parecer uma tarefa complicada, como era entender a grafia do SS antes de conhecer as regras. Porém, também não há motivos para sentir esse desconforto. Essa sequência é utilizada no meio de alguns termos, por evolução da palavra ou para marcar seu caráter erudito. Aqui, não há uma boa alternativa a não ser decorar os principais usos. Também podemos excluir a possibilidade do uso do SS, o que nos faz cair nesse caso. Alguns exemplos comuns da grafia SC podem ser encontrados em “nascença”, “acréscimo” ou “consciência”.
LEIA MAIS: Palavras no diminutivo que quase todo mundo fala errado
SÇ é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal, equivalente a /s/. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência de duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.
Quem nunca ficou em dúvida sobre qual letra usar em determinada palavra? Com tantas regras na língua portuguesa, é comum se confundir, principalmente quando se trata das letras S, SS, SC, C e Ç. Mas não se preocupe! Hoje, desvendaremos esses mistérios de forma simples e prática, para que você nunca mais erre na escrita e aprenda como e quando usar S, SS, SC, C ou Ç.
Pensando em como ajudar nossos leitores a terem um bom desempenho na hora da escrita e também das provas objetivas, elaboramos um material que pode ser bastante útil e ajudar na hora de colocar as regras da ortografia na ponta do lápis. Continue a leitura e confira!
Basicamente, aplicamos o S em palavras cuja origem também conte com a mesma letra. É o caso de “usado” e “usar”, que derivam de “uso”. Além disso, há outras regras básicas em relação à letra S:
Por isso, vamos entender, em primeiro lugar, quais são as normas de utilização da letra Ç, assim você saberá quando não pode usar o S, ou quando deve usá-lo, uma vez que não é permitido o uso do Ç.
Ortografia é estudar a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Quantas vezes você já não se confundiu na hora de escrever “quiser”, “autossabotagem”, “disciplina”, “desço”, “torção”, entre muitas outras?
Com um pouco de prática e estudo, é possível dominar o uso dessas letras e escrever corretamente em português. Lembre-se de ler bastante para expandir vocabulário e conseguir se lembrar melhor sobre as regras de cada termo.
O SC é um dígrafo na língua portuguesa, que é o nome da união de duas letras que formam apenas um som, como em “nascer”. Além disso, é possível que SC apareçam juntos em encontros consonantais, como os que ocorrem nas palavras “obscuro”, “descanso” e “escárnio”.
Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO, Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER, Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR.
Deve ser escrito com ç todas os vocábulos que terminam com “to” ou “tor”. Exemplo: Canto – canção, exceto – exceção, setor – seção, redator – redação. 9. Emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em “nder”, “ndir”, “erter” e “ertir”.
Por que a cedilha não está no alfabeto? A Ç não é uma letra, mas a junção da letra C com o sinal diacrítico (distintivo) cedilha. Ele não consta do alfabeto pela mesma razão que lá não está o Ã.
Ç, ç (cê-cedilha ou cê cedilhado) é uma letra do alfabeto latino, usada nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, catalão, francês, friulano, occitano e português, como uma variante da letra "c".
A pronúncia do "ç" é a mesma que a do "c" antes das vogais e (cera) e i (cimento). A letra "ç" é escrito como cê-cedilha, assim como "b" é bê.
O que é C:: Sorrisinho discreto, ou carinha de santa, tipo quando fazemos uma brincadeirinha.
A marca SPC pertence à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNPJ 0001-56. ... "Em 22 de julho de 1955 um grupo de 12 empresas que trocavam informações entre si fundou o SPC de Porto Alegre.