Estabelece os parâmetros necessários à saúde pública, regulando os processos e produtos que interferem na saúde das pessoas e quando necessário usa o poder de polícia sanitária por meio da fiscalização e do monitoramento, aplicando infrações e intimações, interditando estabelecimentos, apreendendo produtos e ...
De acordo com a definição trazida pela legislação, podemos resumir que: a vigilância sanitária trabalha com medidas que estejam voltadas para a elaboração, aplicação, controle e fiscalização de normas e padrões de interesse da saúde individual e coletiva, relacionadas com o ambiente, produtos, serviços e trabalho.
A vigilância sanitária tem como uma de suas funções o acompanhamento e a avaliação do uso de medicamentos, conforme uma perspectiva de obtenção de resultados concretos e de melhorias da qualidade de vida da sociedade.
Limpeza e higiene do local Devem ser verificadas todas as dependências do restaurante, mas a cozinha é o espaço que precisa receber atenção especial. Geladeiras, freezers, fornos, pias, armários, utensílios, louças, fogões, enfim, todos os itens que integram a cozinha devem estar sempre limpos e bem conservados.
Cozinha. Uma cozinha de restaurante típica possui várias áreas de trabalho. A área de pré-preparo, onde os cozinheiros limpam, picam e processam os alimentos, exige 20 m² para um restaurante médio.
Como regra geral procuramos, dentro do possível, setorizar em uma Cozinha Industrial os equipamentos geradores de calor e os equipamentos resfriadores. Com isto posicionamos os dutos exaustores e insufladores dos aparelhos de ar condicionado de forma a compensar a elevação setorial de temperatura.
Os pontos imprescindíveis a serem pensados ao fazer o planejamento para abrir um restaurante pequeno são os seguintes:
A resposta para essa dúvida varia muito. Isso porque, cada tipo de restaurante tem um custo com coisas diferentes, já que as características entre eles variam. Se a sua ideia for abrir um local simples e com um cardápio popular e mais enxuto, é possível gastar menos de 50 mil.
Quais são as normas de vigilância sanitária para uma cozinha industrial?
Normalmente, uma estrutura básica de uma cozinha industrial possui as seguintes áreas:
Ele deve ser antiderrapante, para evitar acidentes, e de cor clara, composto por material liso, lavável, impermeável, de fácil higienização e resistente. O ralo deve ter a opção que permite seu fechamento. Outras estruturas que precisam seguir um padrão são as paredes.