Significado de meribe baal: Segundo a bíblia, nome do filho de Jonatas, amigo de Davi.
Jônatas e Davi haviam feito uma aliança, onde Jônatas retirou sua capa e a deu a Davi, junto com suas vestes, sua espada, seu arco, e o seu cinto. ... Dessa forma, onde quer que o rei Saul o enviasse, Davi conduzia-se com prudência, e era bem sucedido.
Jónatas
Rispa ("carvão", "pedra quente"), era filha de Aiá, e uma das concubinas de Saul. Ela era a mãe de Armoni e Mefibosete. Após a morte de Saul, Abner a tomou como esposa, resultando em uma briga entre ele e o filho e sucessor de Saul, Isbosete.
Aías, em hebraico: אחיה [aχijah], foi um profeta levita, de Siló, na época de Salomão (século X a.C.), segundo se menciona na Bíblia, no livro primeiro dos Reis.
Mefibosete (ou Meribe Baal) é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no II Samuel, em seu capítulo 4.
Na adaptação da história bíblica do Livro de Samuel, Selima é a dedicada esposa de Jonatas (Cláudio Fontana), um dos filhos do Rei Saul, interpretado por Gracindo Jr. Por não conseguir ter filhos, a personagem é constantemente humilhada pela família do marido, principalmente por sua sogra, Ainoã (Marly Bueno).
Esposa de Jonatas, filho do rei Saul, Selima é meiga, sincera, dedicada e apaixonada pelo marido. É constantemente humilhada pela sogra Ainoã, que lhe cobra netos e não gosta do fato dela ser estrangeira, já que outros povos são conhecidos por adorar outros deuses. Ela não acredita que Selima abandonou a antiga fé.
Armoni
Saul desprezou e rejeitou a Palavra de Deus e, em vez de obedecer, deu um jeito “piedoso” de fazer a sua própria vontade (cf. 1Sm 15.
Mica
2 Samuel 21. O Senhor envia uma fome — Davi compreende que a fome se deve ao fato de Saul ter matado os gibeonitas, contrariando o juramento de Israel — Davi entrega sete filhos de Saul aos gibeonitas, para que os enforquem — Israel e os filisteus continuam suas guerras.
No decorrer dos séculos, os gibeonitas originais continuaram a existir como povo, embora o Rei Saul tramasse destruí-los. Os gibeonitas, porém, esperaram pacientemente que Jeová, Deus revelasse a injustiça. Ele fez isso por meio duma fome de três anos no reinado de Davi (ll Sm 21.
Merabe ("aumento" "a maioria", em hebraico: מרב), era filha de Saul e Ainoã, filha de Ahimaaz. Seus filhos foram mortos pelos gibeonitas, que os enforcaram junto com os filhos de Rispa, concubina de seu pai. ...
No entanto, o rei Davi, que é apresentado na Bíblia como um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), cometeu adultério com Bate-Seba, a mulher de Urias, e, em seguida, mandou matar o marido dela porque ela engravidou; depois ele se casou com ela (leia o relato completo em 2 Samuel 11).
Os pecados que Davi cometera: adultério, homicídio a sangue frio e o encobrimento hipócrita de tudo, eram um mal horrendo aos olhos de DEUS. Davi se tornara réu da quebra do sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo mandamentos (Êx .
Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.
Não poderia ser de outra forma, pois Davi, além do adultério, cometera o crime de homicídio, envolvendo outras vidas. Ele violou o Decálogo, que imperativamente diz para não adulterar e não matar (Êx .
Na juventude, na guerra contra os filisteus, matou o gigante Golias. Davi nasceu em Belém, na Judeia, provavelmente em 1040 a. C. Era o oitavo filho de Jessé, o belemita, descendente do povo hebreu que se estabeleceu na região da antiga Palestina, às margens do rio Jordão.
A esposa de Urias ficara grávida do Rei Davi, num caso de adultério. ... Davi queria esconder o adultério da mulher forçando o reencontro com o marido, mas a recusa de Urias o levou a ordenar morte dele na batalha, logo em seguida.
Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.
A seguir, parte da hitória que Natã usou para inicar a conversa com Davi, a fim de repreendê-lo: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos.
Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor, mencionado por David no Salmo 55: mas sem nome, que era um homem igual a ele, seu companheiro e seu amigo intimo, fosse Aitofel.
Triunfo de Davi em Jerusalém Quando Absalão descobriu que Davi não se encontrava mais em Jerusalém, foi para lá e se apossou do poder sem qualquer resistência. Absalão, seguindo conselhos de Aitofel, (que fora conselheiro de Davi), perseguiu a Davi procurando não lhe dar tempo do golpe sofrido.