Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais.
Resposta. Os orgãos homólogos são aqueles que apresentam estruturas iguais, mas funções diferentes e possuem origem em comum, por isso torna-se uma evidência evolutiva. Outras evidências são as dos fósseis, a comparação de embriões e análise do DNA.
Ovulação é o processo de libertação de um óvulo do ovário, acionado pelas alterações hormonais e que ocorre uma vez durante cada ciclo menstrual, normalmente entre 12 e 16 dias antes da menstruação. Na primeira fase do ciclo menstrual, um dos óvulos (que estão dentro do ovário) é desenvolvido e amadurecido.
O Lamarckismo, teoria evolutiva proposta por Lamarck, baseia-se em duas leis básicas: uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos. A evolução das espécies é um tema bastante discutido em Biologia desde a antiguidade.
Seleção natural é o mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin, que afirmou que o meio ambiente atua como um selecionador de características, perpetuando os organismos mais aptos a sobreviver em determinado local.
A seleção natural ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente. É através dela que as espécies mais adaptadas persistem no ambiente. Os indivíduos com características mais adequadas para um determinado ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir.
A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. A expressão mais adaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente.