São órgãos homólogos : a) nadadeiras de peixes e parápodes de poliquetas ; b) nadadeiras anteriores de uma baleia e asa de morcego; ... d) nadadeiras peitorais de peixes e braços de polvo ; e) asas de aves e asas de insetos.
Órgãos análogos são órgãos de seres vivos que desempenham funções semelhantes em diferentes organismos, porém apresentando origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes. Ilustram o fenômeno da convergência adaptativa, o que reflete que evoluíram de antepassados distintos.
(PUC Minas) São análogos os órgãos que desempenham a mesma função, embora não possuam a mesma estrutura. Assim, são considerados órgãos análogos * A) asas das aves e asas dos morcegos. B) nadadeiras da foca e patas do cavalo.
O braço humano e a asa da ave possuem funções diferentes, mas apresentam a mesma origem embrionária, sendo, portanto, órgãos homólogos.
Na Biologia, trata-se de “semelhança funcional entre órgãos de diferentes estruturas e origens embriológicas” (Dicionário Houaiss). Por exemplo, as asas de inseto e as asas de aves são originadas de forma diferente, mas são análogas, pois têm a mesma função: possibilitar o voo.
Resposta. órgãos homólogos são aqueles que possuem origem embrionária semelhante e podem ou não desempenhar a mesma função, ex: braço humano e asa de morcego. Já os análogos são aqueles que possuem a mesma função, mas tem origem embrionária diferente, como asa dos mosquitos e asa das aves.
A existência de órgãos homólogos mostra que os seres vivos tem ancestral em comum. ... Já a existência de órgãos análogos demonstra que a seleção natural em certo ambiente pode favorecer um certo tipo de característica, por exemplo, ter asas.
Diante disso, as semelhanças análogas são aquelas presentes em animais de uma mesma espécie, que possuem mesmo ancestral comum, todavia funções diferentes, ao passo que as homólogas apresentam a mesma função, todavia apresentam ancestrais diferentes e por conta disso, estão presentes em espécies diferentes.
Órgãos homólogos são órgãos de mesma estrutura presente em indivíduos de espécies diferentes, porém desempenham funções diferentes nos organismos das diferentes espécies. ... A característica não é que eles possuam a mesma estrutura mas sim mesma origem embrionária.
Resposta. Os orgãos homólogos são aqueles que apresentam estruturas iguais, mas funções diferentes e possuem origem em comum, por isso torna-se uma evidência evolutiva. Outras evidências são as dos fósseis, a comparação de embriões e análise do DNA.
Masculino, testículos que produz o espermatozóide ! Feminino, Ovários que produz os óvulos !
Os órgãos homólogos são os que possuem semelhante origem embrionária, podendo ou não desempenhar as mesmas funções. Em termos de evolução indicam a irradiação adaptativa, onde várias espécies originaram de um ancestral em comum .
Perceba, então, que estruturas homólogas podem apresentar diferentes funções (ou a mesma função), mas sempre possuem origem evolutiva comum. Já estruturas ou órgãos análogos possuem a mesma função, mas origens evolutivas independentes, como no caso da asa de insetos e de uma ave, em que essas estruturas são análogas.
As homologias apresentam semelhanças porque têm a mesma origem embriológica. As estruturas homólogas são resultado do processo evolutivo em que espécies próximas tendem a serem mais similares e compartilharem estruturas homólogas. As analogias apresentam semelhanças mas não têm a mesma origem embriológica.
Na biologia, Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica) é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.
Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies.