Para que as claras batidas em neve fiquem firmes, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio antes de bater. Para que as claras em neve cresçam mais e fiquem mais firmes, acrescente uma pitada de açúcar ou sal, ou ainda algumas gotas de limão.
Separe muito bem as claras das gemas, já que as gemas são gordurosas e, havendo qualquer restinho delas, as claras não vão atingir o ponto de neve. ... Eles costumam reter gordura de alimentos e do detergente, e isso dificulta o processo necessário às claras para crescer.
Adicione mais açúcar em pó. A maioria dos glacês contém açúcar em pó, sendo que o jeito mais comum de engrossar um glacê mole é adicionar gradualmente um pouco mais de açúcar em pó para contrabalancear os ingredientes líquidos. Apenas adicione um pouco de açúcar por vez.
Você não pode misturar essa calda em momento algum, ou então ela irá açucarar e seu merengue vai dar errado. O máximo que você pode fazer é misturar levemente com a ponta do termômetro, mas nada além disso. Em todo o tempo que a calda estiver cozinhando, verifique sua temperatura.
O problema aqui é a manteiga mole demais para um merengue muito quente. Enquanto estiver batendo, adicione manteiga um pouco mais fria para resfriar a mistura e permitir que ela engrosse.
O merengue italiano é o merengue mais estável. É adequado para incorporar em sobremesas como soufflés, sorvetes ou mousses frias substituindo a utilização de natas. Também pode ser utilizado para decorar e/ou rechear sobremesas e bolos pois tem a textura mais consistente de todas.
Dê preferência ao creme de leite fresco, usado em confeitaria e que tenha um teor de gordura de 30 a 40%, pois isso vai ajudar a estabilizar e criar um bom chantilly. O creme de leite fresco é a gordura do leite, sem soro e pasteurizado.
Geralmente 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro são suficientes para misturar em 1 xícara (240 ml) de creme de leite. Bata o creme até que forme picos macios antes de adicionar os demais ingredientes. Colocar o açúcar muito cedo pode diminuir o volume e a maciez do chantili.
Se você perceber que seu chantilly está ficando com um aspecto granulado, pare a batedeira e reze pra ter sobrando um restinho de creme de leite no fundo da garrafa. Junte uma a duas colheres de sopa dele gelado na mistura e bata à mão com um batedor de arame, bem de leve. Ele deve voltar a ficar fofinho e aveludado!
Atenção: Se ao adicionar gelatina você achar que ficou muito duro (aquela textura de quando batemos em excesso a clara em neve sabe?) pode adicionar leite liquido aos poucos para dar uma leve amolecida. Conservação: Olha esse com gelatina deve ser usado na hora, pois a gelatina vai secar e mudar a textura.
O chantininho desanda ou perde o ponto quando não é batido corretamente ou quando a quantidade dos ingredientes são adicionados diferentes de como está na receita. O uso dos corantes também é muito importante estar atento.
Porém, caso ele “desande” ou talhe, você pode salvar o preparo dissolvendo uma colher de sopa de amido de milho em 1/4 de xícara de leite, água ou no próprio molho, e misturar com cuidado. Em seguida, volte ao fogo baixo e mexa bem até engrossar.
Para descongelar, deixe ele dentro da geladeira e volte a bater. * Armazene por até um dia. Não é interessante mais que um dia, ele vai perdendo a consistência.
Consertar chantilly com leite em pó: coloque 1-2 colheres de sopa de leite em pó no chantilly e leve para bater; Consertar chantilly com emulsificante: coloque um pouco de emulsificante no seu chantilly (antes ou depois de bater) e ele ficará mais consistente.
2) Colocar o chantilly pra gelar um bom tempo antes de usar, assim ele vai ficar bem geladinho, o que vai fazer com que a consistência fique maravilhosa. 3) Gelar também a bacia da batedeira e os batedores! 4) Bater como o recomendado e pronto, vai ficar maravilhoso e não vai derreter, eu garanto!
Como usar o chantilly de caixinha? Para fazer Chantilly de caixinha, basta você usar 500g de chantilly de caixinha e colocar na batedeira com 50g de leite em pó e bater até ficar firme, depois acrescente leite condensado para hidratar o chantilly até o ponto desejado.
Bata a mistura vegetal com o açúcar na batedeira em velocidade máxima até formar uma mistura bem homogênea e cremosa (parece com marshmallow). Adicione então uma colher de chá de suco de limão sem parar de bater até que formem-se flocos de creme.
O creme de leite fresco aquele que na maioria das vezes vem numa garrafinha, é o mais indicado para fazer o chantilly.
Na verdade, depende muito. É como eu disse antes, você pode armazená-lo sem a decoração por até 5 dias. Mas vale a pena ressaltar que ele deve estar embrulhado em papel alumínio para que mantenha sua umidade e sabor. Agora, um bolo inteiramente confeitado pode ficar até 3 dias na geladeira.
Receita de Chantininho (Chantilly de leite em pó!) Chantininho é uma receita super simples de ser feita e perfeita para cobrir ou fazer decoração de bolos.
CHANTILLY (22)
3 dias
Para garantir uma durabilidade, que pode chegar a 4 ou 5 dias ou até mais, não utilize recheios que contém ingredientes crus, como frutas ou ovos, que sejam crus, ou que necessitem de geladeira para se manter, como mousses ou chantilly.
Algumas pessoas têm dúvidas de como armazenar o bolo confeitado até o momento da festa. O melhor a se fazer é guardar o bolo dentro da geladeira, dentro da caixa ou embalagem plástica, assim ele ficará protegido do cheiro de outros alimentos que estiverem dentro da geladeira.
Coloque o chantili em uma porção pequena de ao menos três dedos e firme bem o saco. E tire um dia antes da festa para decorar se você for fazer um naked cake o bolo da moda em que a massa aparece bastante em vez de untar e enfarinhar a fôrma unte e polvilhe açúcar.
Se estivermos falando de um bolo comum, suas qualidades se mantêm, em média, por 6 dias em local refrigerado. Mas se o bolo contar com ingredientes perecíveis ou frutas, o jeito é armazená-lo também em local refrigerado, mas por apenas 3 dias.