Palavras homógrafas
Pensando nisso, programadores criaram o site 'Forebears', que reúne uma enorme base de dados, que tem como finalidade mostrar onde estão as pessoas com o mesmo nome que o seu em todo o mundo. Para fazer a pesquisa, basta colocar o seu sobrenome e clicar em “search”.
As informações são da plataforma Nomes no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alimentada com os dados do Censo 2010. Nela, é possível identificar quantas pessoas, em nível nacional, estadual e municipal compartilham o mesmo nome. Em 2010, o Brasil tinha cerca de 200 milhões de habitantes.
Porque o Império Romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido. Com a decadência do Império Romano, essa prática foi se enfraquecendo até que, na Idade Média, os sobrenomes caíram em desuso e as pessoas passaram a ser chamadas apenas pelo seu prenome.
No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!
Silva, o grande campeão, está presente em mais de cinco milhões de sobrenomes dos brasileiros. Com a incrível frequência de 1 a cada 40 sobrenomes no país. Ficou curioso?