Indicamos a seguir 7 opções saudáveis para substituir o pão:
7 alimentos para consumir em um café da manhã low carb
Pequenas substituições deixam o café da manhã mais saudável
Opções para substituir o leite de vaca
“Para as pessoas que adoram pão, não é obrigatório excluírem-no do dia a dia. Numa alimentação saudável ou até numa dieta de emagrecimento, este alimento pode estar presente, desde que seja numa dose entre as 50 e as 70 gramas, preferencialmente uma vez por dia.”
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os carboidratos devem contribuir com 60% do total de calorias ingeridas. Dentro dessa recomendação, o consumo de pão não faz mal à saúde e não contribui para o aumento do peso desde que seja consumido com moderação e em porções corretas, assim como qualquer outro alimento.
No entanto, a restrição no consumo de pães em geral vai além da estética. Isto é: mesmo que se consuma o integral, o ideal é não exagerar. Ou seja, não é ideal que se coma todos os dias. Outro malefício do pão é a presença do açúcar em sua receita.
Comer pão todo dia, pode? Sim, pode. Mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio. Trocar a versão branca do alimento por opções caseiras ou integrais, por exemplo, é uma boa estratégia alimentar, segundo Camila Pedrosa, nutricionista da Viver Nutrição e Gastronomia.
O pão tradicional leva apenas farinha, água, fermento e sal, sem corantes, conservantes ou aditivos químicos. Avaliando sua receita podemos observar que vai apenas ingredientes de verdade e que dentro de um cardápio balanceado ele pode sim fazer parte de uma dieta para emagrecimento.
Para tornar um café da manhã completo e os lanches mais saudáveis e saborosos no dia a dia, os pães integrais e multigrãos são sempre os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.
5 opções de café da manhã saudável para emagrecer
7 pães integrais do mercado que vale a pena incluir na dieta
Verdade. "Por conter uma quantidade de fibras em sua composição, quando acrescido em um plano alimentar adequado, ele vai facilitar mais o emagrecimento do que um pão de farinha branca comum", ressalta a nutricionista.
A porção recomendada é de 2 fatias de pão de forma por dia. Além de contribuir para a saciedade, os pães, especialmente os integrais, são compostos por fibras que ajudam no controle de peso e até na redução do colesterol.
De opções doces, como geleias de frutas e mel, até as mais tradicionais, manteiga, margarina, e requeijão, os acompanhamentos são essenciais para deixar nosso pãozinho mais saboroso e nutritivo!
Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e lentilhas também possuem alto valor de fibras, o que facilita na "limpeza" dos triglicérides. Outro benefício é que as fibras solúveis também auxiliam a diminuir o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim. Inclua essa carne mais vezes no cardápio da semana.
A dieta para diminuir os triglicerídeos deve ser pobre em alimentos com açúcar e farinha branca, como pães brancos, doces, salgados e bolos. Esses alimentos são ricos em carboidratos simples, que favorecem o aumento dos triglicerídeos no sangue.
Consequentemente, de forma indireta, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol). O ideal é consumir manteiga, mas para diminuir o colesterol sua alimentação deve conter fibras (aveia,chia, linhaça...)!!
PREFIRA: Leite desnatado, iogurte e colhada desnatados e light, ricota fresca, cottage, mussarela de búfala, queijo fresco light, queijo zero de gordura, cream cheese light. MODERE: Leite semidesnatado, cream cheese, queijos light.