Como distinguir discurso direto, indireto e indireto livre
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.
Características do Discurso Direto São chamados de "verbos de elocução", a saber: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, dentre outros. Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.
O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador, enquanto O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
Redação. Discurso direto: o narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
Tipos de discurso narrativo O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. A depender do uso do discurso, a narrativa pode ser mais dinâmica ou mais estática, mais natural ou mais forçada, mais interessante ou mais desinteressante e mais objetiva ou mais subjetiva.
Verificado por especialistas. Olá, no discurso direto, a fala do personagem é transcrita diretamente. Enquanto que no discurso indireto, o narrador é quem expõe a fala do personagem. ... E há trechos em que é usado discurso direto, em que a fala dos personagens é transcrita, precedida pelo travessão.
O discurso direto:
Normalmente o discurso direto que reproduz na escrita um dialogo, é introduzido por verbos de locução, como falar, dizer, comentar, perguntar, responder, observar, exclamar, gritar, aconselhar etc.
Para fazer a passagem do discurso direto para o discurso indireto, precisamos fazer as seguintes mudanças....Tempos verbais.
— (eu) Tenho pressa — disse o rapaz (discurso direto).
Discurso indireto livre É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.
Como oração a seguir ficaria no discurso indireto: "A gente viu que tinha um buraco no teto, ficamos por ali na esperança de que ouvisse nosso chamado," alega Ricardo.
Verbos de elocução são verbos que anunciam o discurso, ou seja, introduzem uma fala, indicando as atitudes e ações das personagens.
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
Resposta. Resposta: Verbos de elocução mais utilizados: Respondeu ( Verbo responder ); Disse ( Verbo dizer ); Falou ( Verbo falar ); Exclamou ( Verbo exclamar ).
A expressão dicendi vem do latim e significa “dizer”. É por isso que aqueles verbos empregados com esse sentido também são conhecidos como verbos de elocução/de declaração, ou seja, verbos que apresentam a maneira pela qual alguém se expressa.
A elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso directo.
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. ... Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos no discurso direto para indicar o início da fala de um personagem ou o modo como o interlocutor expressa-se. ... Veja alguns exemplos desses verbos: Não pare agora...
verbo transitivo direto e bitransitivo Falar, discursar usando palavras; expressar ideias, pensamentos: disse o discurso; disse o discurso ao professor. ... verbo bitransitivo Falar alguma coisa diretamente; expressar: disse ofensas escabrosas ao pai; precisava lhe dizer algumas verdades.
Gramática. As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.
Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa.