b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo. ... Assim, nos anos de 1930 a 1945, a poesia modernista consolidou-se e alargou seus horizontes temáticos.
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
Além desses autores, a 2ª fase do modernismo também revelou outros grandes escritores que deixaram sua marca na literatura brasileira, tais como:
Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.
Também chamada de “Fase de Consolidação”, a literatura brasileira estava vivendo uma fase de maturação, com a concretização e afirmação dos novos valores modernos. Além da prosa, a poesia foi um grande foco dos literatos. Temas nacionais, sociais e históricos foram os preferidos pelos escritores dessa fase.
Características da Geração de 45 Houve uma grande busca pela retomada da estética parnasiana, ou ainda da linguagem mais sintética e precisa, seguindo a estética de alguns grandes nomes da segunda fase modernista, como Carlos Drummond de Andrade.
Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
Principais características do movimento No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral e Melo Neto).
Clarice Lispector e Mario Quintana são escritores desse período.
Principais autores da Geração de 45:
São características do Modernismo de 45: 1 ponto a) linguagem informal e metalinguagem.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.
São características do Modernismo de 45: a) linguagem informal e metalinguagem. Pela leitura do trecho do conto, podemos dizer que a linguagem de Guimarães Rosa é: ... a) retomada pela sonoridade.
A Linguagem do Modernismo é despretensiosa e despreocupada com os padrões formais. ... Sendo assim, eles se aproximaram da linguagem coloquial, subjetiva, original, crítica, sarcástica e irônica. Lembre-se que o Modernismo foi um movimento artístico-literário que surgiu no século XX no Brasil e no Mundo.
Significado de Modernismo Adaptação às ideias, aos comportamentos e/ou às técnicas modernas, mas ainda desconhecidas pelo uso. [Arquitetura] Literatura. Música. Pode-se referir aos movimentos literários, musicais, artísticos e/ou arquitetônicos, caracterizados pela ruptura com as tradições; arte moderna.