O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.
O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação. Os frutos podem ser verdadeiros (quando se formarem a partir do ovário, como o abacate); ou falsos (quando se formam de outras partes da planta como o caju, maçã, figo, abacaxi e framboesa).
Assim, a principal vantagem das plantas terem mecanismos que previnem a autofertilização é justamente se defender destes problemas derivados da baixa variabilidade genética e dos riscos inerentes a este mecanismo de reprodução.
Para viver uma planta necessita de luz do sol, água e minerais, se há a carência de minerais as raizes murcham e as folhas descolorem. Já para crescer os fatores ambientais necessários são os nitratos, fosfatos, potássio e magnésio.
Árvores demoram até 15 anos para atingir fase adulta | Verdejando | G1.
É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas.
Embora o ditado "quem planta tamareiras não colhe tâmaras" tenha sido verdadeiro durante muito tempo, atualmente essas palmeiras já não levam mais 100 anos para produzir frutos, porque devido às engenharias genéticas as mudas podem frutificar em bem menos de 10 anos!
Árvores Frutíferas de Crescimento Rápido Laranja. Ameixa. Carambola. Goiaba.
8 árvores ideais para plantar em calçadas
Tibouchina mutabilis