As pessoas autênticas sabem ouvir o outro As pessoas autênticas pensam antes de falar e ouvem o outro com atenção; são empáticos quando estão conversando com alguém. Elas entendem que duas pessoas podem não ter a mesma opinião, mas todos têm o direito de serem ouvidos com respeito.
Katia Lima: Quem fala tudo o que pensa não é... Quem fala tudo o que pensa não é sincero, é grosseiro. E quem fala o que não deve, corre o risco de ouvir uma resposta pior. Para evitar situações constrangedoras há um recurso bem simples: o silêncio.
Seguem abaixo cinco dicas para se falar o que pensa de forma eficaz. - Momento: uma das grandes virtudes dos grandes comunicadores é saber o momento exato de se falar. Saiba identificar quando parafrasear e falar seu ponto, evite momentos tensos, prefira situações mais atenuadas e com conversa branda.
É preciso dividir um sentimento quando ele faz parte da vida de outra pessoa. Diga sem artifícios, sem tentativas de sentimentalizar ou com chantagens de emoção, diga só porque é real. Diga da maneira que sente, da intensidade que sabe que tem sentido. Diga tudo agora.
Veja abaixo dicas importantes para aprender a pensar antes de falar e ter mais paz nas suas relações, sejam elas profissionais ou pessoais.
- Procure refrear, de maneira educada, mas firme, aquela pessoa que tem o hábito crônico de interromper todo mundo. Peça que ela espere sua vez para falar e controle sua ansiedade. Normalmente essas pessoas agem de forma não intencional e não percebem o mal que estão fazendo aos seus colegas.
Faça perguntas e demonstre interesse pelos outros.
Segundo o dicionário Michaelis, algumas das definições para silêncio são: ausência completa de ruídos; estado de quem se cala ou se abstém de falar; recusa de falar ou ainda a abstenção voluntária de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever, de manifestar os seus pensamentos.