“Pode reconhecer a cidadania italiana quem possuir um ascendente italiano na família e comprovar por meio das certidões de nascimento, casamento e óbito a transmissão do sangue. Não existe limite de geração e não é exigido o conhecimento do idioma italiano.”
A cidadania italiana é negada à matrimônios não reconhecidos na Itália. Portanto, casais que realizaram o matrimônio em outro país precisam da Estratto per riassunto dell`atto di matrimonio. Ou seja, trata-se da transcrição do casamento ao Comune. A certidão de casamento emitida pelo município do companheiro(a) nativo.
Cônjuges (esposa e marido) de cidadãos italianos têm direito a tirar a cidadania italiana por casamento. A solicitação poderá ser feita pelo Brasil ou pela Itália. O processo pelo Brasil só poderá ser iniciado quando o casal completar 3 anos de matrimônio, ou 1 ano e 6 meses no caso de haver filhos do casal.
A Cidadania Italiana, embora dê direito a trabalhar, visitar, residir e estudar em toda a comunidade europeia, não concede tais direitos em solo americano. Se você é cidadão europeu, não possui qualquer flexibilização desses direitos nos EUA, ou mesmo no pleiteio do Green Card.
Aos cidadãos italianos, para ingressar nos EUA com o objetivo de morar, é necessário tão somente aplicar no visto E-2, este que dá direito para o aplicante e toda sua família de morar nos Estados Unidos, estudar no país, ter acesso ao sistema de saúde, entre outros pontos.
Se você possui cidadania italiana, poderá viajar para os Estados Unidos solicitando o ESTA, desde que preencha alguns pré-requisitos:
Passaporte italiano – Vantagens Austrália – Nova Zelândia – Canadá e Japão. Com o passaporte italiano não existe a necessidade de visto para turismos, bem como, é possível trabalhar na Austrália solicitando o visto de trabalho pela internet.
Com base neste critério (não necessidade de visto), o poder do passaporte italiano está estampado no prestigiado terceiro grupo de países, com apenas 5 países à frente: EUA, Reino Unido (UK), França, Coreia do Sul e Alemanha, dividindo este posto com a Suécia.
Uma das grandes vantagens para quem tem passaporte europeu é o fato de não precisar de visto* para entrar nos EUA, já que é necessário apenas uma autorização eletrônica antes da viagem. Veja como utilizar o passaporte europeu para entrada nos EUA e como fazer o seu ESTA.
O passaporte português precisa de visto para viajar a turismo para os Estados Unidos da América? ... Tanto este modelo (PEP) é aceites sem visto para turismo nos EUA. No entanto, é necessário preencher um formulário (“ESTA”) através do site https://esta.cbp.dhs.gov, sem o qual não poderá desembarcar nos EUA.
Para viajar para os Estados Unidos com passaporte europeu, basta preencher uma solicitação online, para tirar o ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Para solicitar o ESTA é necessário ter um passaporte europeu válido, um cartão de crédito internacional e preencher o formulário do pedido de autorização.