Hemiacetais: produtos das reações entre um aldeído e álcool ou cetona e álcool de carbonos distantes. A ligação existente entre eles é chamada de ligação A ligação existente entre eles é chamada de ligação hemiacetal.
Monossacarídeos são as estruturas mais simples dos carboidratos e tem a estrutura de um aldeído ou cetona que apresenta pelo menos dois grupos hidróxi, os açúcares que possuem carbonila de aldeído são chamados de aldoses, e os que tem função cetona são chamados de cetoses.
A molécula de açúcar comum gira a luz polarizada para a direita e se classifica como dextrógira (D, +), já o açúcar invertido tem a luz incidente desviada para a esquerda, portanto é levógiro (L, -).
Por ser um composto químico produzido industrialmente, o açúcar invertido é considerado o menos saudável de todos os tipos de açúcares. Ele é similar ao refinado e, por estar presente em muitos alimentos, deve ser consumido com parcimônia, principalmente pelos que precisam regular os níveis de açúcar no sangue.
A diferença entre esses dois grupos é que os grupos funcionais dessas duas substâncias são diferentes. Conforme é possível visualizar abaixo, a glicose é do grupo dos aldeídos, portanto ela é considerada uma aldose; já a frutose é do grupo das cetonas, sendo designada como uma cetose.
A glicose é o monossacarídeo mais conhecido entre nós, sendo a principal fonte de energia para seres anaeróbios e aeróbios....Hexoses.
Mutarrotação – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tanto o amido quanto o glicogênio são polímeros formados por moléculas de açúcar chamadas glicose. ... Existem dois tipos de amido: amilose e amilopectina. Desses dois, o glicogênio é mais semelhante à amilopectina, pois as cadeias de açúcar em ambos é altamente ramificada, enquanto a amilose é estritamente linear.
Resposta. o amido possui duas formas, uma totalmente de cadeia reta (amilose) e uma com cadeia ramificada (amilopectina), enquanto o glicogênio possui cadeias ramificadas.
Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos. Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido.
Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose. ... Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
Resposta. Olha, em sua forma livre nos alimentos são encontrados na Glicose e na Frutose. Os principais monossacarídeos são as pentoses ( ribose e desoxirribose) e as hexoses ( glicose, frutose e galactose).
Principais monossacarídeos: - Frutose: presente na maioria das frutas e também no mel. Sua principal função é fornecer energia para o corpo humano. ... Fornece energia para o corpo humano. - Ribose: compoem a estrutura do RNA (ácido ribonucleico).