O atlas. O atlas (C1) forma um anel ósseo com duas massas laterais em ambos os lados, onde o processo articular está localizado. Como não existe corpo vertebral, os processos articulares são os únicos elementos que suportam o peso da cabeça. ... São mais curtas e mais largas que os côndilos do osso occipital.
A coluna vertebral estende-se desde a base do crânio à extremidade caudal do tronco. As vértebras sacrais estão fundidas e formam o osso sacro, assim como as coccígeas formam o cóccix. A pelve é a base da coluna, onde os membros inferiores se articulam.
Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral? Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos irregulares e impares. Vértebras sacras ou sagradas - vértebras fundidas num osso única, o sacro, que se articula lateralmente com a asa do ilíon.
A coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).