Que característica da pintura renascentista estão presentes na obra A Criação de Adão? Os corpos de deus e de Adão tem características humanas, reais, ou seja, não são representações estilizadas. Além disso, existem uma ligação direta entres criador e criatura, entre Deus e os homens.
Enquanto a Igreja estabelecia padrões, pregando Deus como o centro do universo, os humanistas defendiam o antropocentrismo e à busca pela verdade. Assim, Michelangelo, um dos principais artistas da época, manifestou em obras sacras, os ideais deste movimento, caracterizando uma nova concepção sobre a vida humana.
Principais obras
Michelangelo se destacou aos 20 anos por suas esculturas da Pietá (1499) e David (1501) e cimentou sua fama com os afrescos do teto da Capela Sistina (1508-1512). Ele foi exaltado pela complexidade de sua arte, realismo físico, tensão psicológica e noção de espaço ponderada, e bom uso de luz e sombra.
As quatro principais inovações na pintura foram:
1- a dança no renascimento começa a ganhar status de Arte, com manuais, professores especializados e, sobre tudo, pessoas que se dedicated a estuda-lá. Foi na itàlia que a palavra "balleto" surgiu. Ali, a palavra se transformaria em back e ganharia destaque como Arte digna a ser praticada pela corte.
A dança no renascimento começa a ganhar status de arte, com manuais, professores especializados e, sobretudo, pessoas que se dedicam a estudá-la. Foi na Itália que a palavra “balleto” surgiu. ... Ali, a palavra se transformaria em balé e ganharia destaque como arte digna a ser praticada pela corte.
É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”. DIFERENTES ESTILOS DAS DANÇAS URBANAS.
Romantismo é absorvido pelo balé que, até aquela época, falava de histórias de fadas, bruxas e feiticeiras. Procurou recuperar a harmonia entre o homem e o mundo. É nessa época, século XVIII, que os bailarinos começam a usar sapatilhas, completando a revolução do balé.
Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Os fundamentos básicos do Balé Clássico consistem em: postura ereta, rotação externa dos membros inferiores, movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Danças nas fontes do Renascimento variam muito em sua essência. Ambas são lentas e solenes – a dança do baixo, o pavana (e os passos também próximos), a allemande – e o rápido, animado – Saltarello, galliard, turdion, chime, canario.
O Renascimento foi um grande movimento cultural que começou na Itália nos anos de 1300 e se espalhou por toda a Europa em torno de 1600. Na Itália, eram contratados profissionais para realizar danças e espetáculos para os nobres da corte, e uma das danças se chamava "balli" ou "balletti".
Durante o período da Renascença, houve uma distinção entre danças do campo e danças da corte. As danças da corte exigiam que os bailarinos fossem treinados e muitas vezes eram para exibição e entretenimento, enquanto as danças do campo podiam ser tentadas por qualquer pessoa.
Aspectos e Elementos da Dança Primitiva Formas: círculos, linhas, desenhos, etc. Movimentos: saltos, giros. Ornamentos: vestes de adereços (cabeças e peles de animais). Imitativas: resultado da observação do mundo exterior com a tentativa de imitá-lo.
Textura mais rica, com quatro ou mais partes melódicas independentes sendo executadas simultaneamente. Essas linhas melódicas entrelaçadas, um estilo chamado polifonia, é uma das características que definem a música renascentista. Misturando, ao invés de contrastar, linhas melódicas na textura musical.