EQST

Quais As Doenças Podem Ser Causadas Por Genes Pleiotrpicos?

Quais as doenças podem ser causadas por genes Pleiotrópicos?

Nos humanos, constituem exemplos de pleiotropia a síndrome de Laurence-Moon-Biedl, caracterizada por obesidade, demência e hipoplasia genital e a síndrome de Marfan, na qual o indivíduo apresenta aracnodactilia (dedos longos e com imagem radiográfica que lembra uma teia de aranha), defeitos cardíacos e malformações ...

O que se entende por Pleiotropia?

A pleiotropia, também denominada por efeito pleiotrópico, é um fenômeno genético em que um único gene possui controle sobres às manifestações de várias características.

O que significa dizer que um gene é Pleiotrópico ou seja que ocorreu uma Pleiotropia?

Pleiotropia ocorre quando um par de alelos condiciona mais de um caráter. Assim, um único gene controla diversas características do fenótipo que em alguns casos não estão relacionadas. O gene responsável pela pleiotropia denomina-se pleiotrópico.

São exemplos de interação gênica?

A epistasia, a herança complementar e a herança quantitativa são exemplos de interações gênicas. Um outro tipo de herança é a pleiotropia, e ela se diferencia da interação gênica pelo fato de apenas um par de genes condicionar mais de uma característica.

O que é Epistasia de um exemplo?

Um exemplo que podemos citar de epistasia dominante ocorre na plumagem em galinhas. O alelo C determina plumagem colorida e o alelo c determina plumagem branca. O alelo I, no entanto, é epistático e, se ocorrer no indivíduo, impedirá o desenvolvimento de plumagem colorida.

O que é ação gênica aditiva?

A ação gênica aditiva é o componente aditivo da característica que é atribuído ao mérito genético médio das raças parentais e é a parte herdada de pai para filho. Na ação gênica dominante o gene predomina em seu efeito sobre o desempenho em que alelos dominantes controlam a expressão do caráter.

O que é Variancia ambiental?

A variância mede até que ponto os indivíduos se desviam da média da população. A variância de um traço pode ser separada em uma parte que ocorre em virtude de fatores genéticos (a variância genética) e uma parte que ocorre em virtude de fatores ambientais (a variância ambiental).

Qual a diferença entre herdabilidade no sentido amplo e no sentido restrito?

A herdabilidade pode ser estimada no sentido amplo como sendo a proporção da variabilidade observada ocasionada por efeitos dos genes ou herdabilidade no sentido restrito, que é a proporção da variabilidade observada ocasionada somente por efeitos aditivos dos genes (Carvalho et al., 2001).

O que é a herdabilidade?

A proporção da variância genética em relação à variância fenotípica é chamada coeficiente de herdabilidade ou herdabilidade. Entre os componentes da variância fenotípica o mais importante é a variância aditiva por referir-se aos efeitos aditivos dos genes. Indica quanto da variação fenotípica que é de origem genética.

Quanto maior a herdabilidade?

O coeficiente de herdabilidade moderado varia entre 20% e 40%, e alto, quando for maior ou igual a 40%, sendo que, neste caso, a correlação entre o fenótipo e o genótipo do indivíduo é alta.

Qual a importância da relação entre o fenótipo é o valor genético?

Como visto anteriormente parte do fenótipo deve-se à variação genética existente entre os indivíduos e parte às variações ambientais. ... O progresso genético de uma população está diretamente relacionado com a capacidade de se predizer a variação genética a partir da variação fenotípica.

Qual a importância da herdabilidade para o melhoramento genético?

A maior importância da herdabilidade no estudo genético dos caracteres quantitativos é o seu papel preditivo, expressando a confiabilidade do "valor fenotípico" como preditor do "valor genético".

Qual a diferença de valor genético para valor genético estimado?

Valor Genético Estimado Assim, o valor genético considerado depende do efeito individual de cada alelo e não do efeito de um par de alelos em um locus. O valor genético (VG), então, está relacionado ao efeito genético aditivo que um indivíduo transmite à sua progênie.

Qual a importância dos caracteres quantitativos para o melhoramento genético?

A teoria da genética quantitativa é a base para o melhoramento genético tradicional, fundamentado na seleção dos melhores indivíduos, utilizando para isso informações fenotípicas do próprio animal e de seus parentes.

O que é caracteres quantitativos?

Caracteres quantitativos são controlados por muitos genes, as classes não são facilmente distinguíveis, havendo uma distribuição contínua do fenótipo. Referem-se a mensurações de quantidades (pesos, volumes, medidas: kg, m, cm, g, m2, etc).

Qual é a diferença entre herança genética qualitativa e quantitativa?

A diferença primordial que existe entre a genética quantitativa e qualitativa reside no fato da existência de um gene maior cujo efeito pode ser avaliado em classes discretas, mesmo sob efeito do ambiente.

Quando usar pesquisa qualitativa e quantitativa?

Pesquisa qualitativa também é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões. A pesquisa quantitativa é usada para quantificar um problema por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

Como fazer uma pesquisa qualitativa e quantitativa?

Para fazer uma boa pesquisa quantitativa é interessante usar vários meios de coleta de dados, como a entrevista individual e os questionários presenciais, por telefone, online e de autopreenchimento. Você precisa fazer perguntas sempre objetivas, curtas e claras, dessa forma o indivíduo não terá problema em responder.