Receituário médico azul Este tipo de receituário é utilizado na receita médica de psicotrópicos e psicotrópicas anorexígenas. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.
Cada receita tem numeração controlada, é padronizada e deve estar sempre acompanhada por uma receita branca – a via azul fica retida na farmácia e a via branca fica com o paciente, para acompanhamento do tratamento.
Notificação de Receita tipo “B1” – Cor Azul Para medicamentos relacionados nas listas B1 (Psicotrópicas) Validade após prescrição: 30 dias. Válida somente no estado emitente. Quantidade Máxima / Receita: 60 dias de tratamento. Limitado a 5 ampolas por medicamento injetável.
Mudanças de regras para prescrição e venda de medicamentos controlados
Como preencher corretamente o Receituário de Controle Especial
A Receita de Controle Especial é utilizada para a prescrição de substâncias das listas C1 e C5 e adendos das listas A1, A2 e B1.
Ela é fornecida gratuitamente, em talonário, de forma numerada e controlada pela autoridade sanitária estadual. A Notificação de Receita do tipo B é de cor azul e usada para a prescrição de psicofármacos como benzodiazepínicos, barbitúricos e anorexígenos, e deve ser impressa pelo profissional ou pela Instituição.
Médicos veterinários podem prescrever medicamentos sujeitos à prescrição em receita de controle especial em duas vias, em notificação de receita amarela ou notificação de receita azul, conforme o caso, sempre para uso veterinário.
Qualquer médico pode receitar o Rivotril* ( Clonazepam ) caso tenha o receituário específico, no entanto, por ser uma medicação bem controlada e com risco de dependência, nem todos médicos se sentem confortáveis em prescrever para os pacientes.
Obrigatório não é, qualquer médico pode prescrever medicação psiquiátrica. No entanto, o mais adequado é que se procure um psiquiatra.
O psiquiatra é o médico especialista em transtornos mentais e que pode tratar a ansiedade e todos os transtornos relacionados a ela.
O psiquiatra do IPq observa ainda a facilidade dos médicos para prescrever o zolpidem. "Enquanto os benzodiazepínicos precisam de receituário especial, que é aquele receituário azul que precisa ser retirado na Anvisa, o zolpidem não. Ou seja, qualquer médico pode receitar."
Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr. Vieira Filho.
A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.
Como se trata de um médico, o psiquiatra é capaz de receitar medicamentos para o paciente.
Quando uma crise de ansiedade ou ataque de pânico acontece, a melhor forma de tratamento é entrar em contato diretamente com um psicólogo ou psiquiatra. Se forem muito graves e durarem muito tempo, é fundamental que um profissional especializado em saúde mental seja contactado.