Confira as opções que podem ser oferecidas para seu amigo peludo:
Frutas que coelho pode comer
Um coelho pode dar batidinhas nos dentes ao ser acariciado, do mesmo modo que um gato ronrona. Alguns fazem tal barulho quando estão se sentindo seguros e felizes na casinha ou gaiola. Se o coelho está batendo os dentinhos, sinal de que ele gosta de você.
A gestação da coelha dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove.
Dê ao seu coelho ração específica diariamente e, três vezes por semana, complemente a alimentação dele com alguma fruta, legume ou verdura. Tudo deve estar sempre fresco, assim como a água. - Não repreenda seu coelho com tapas. Diferentemente de cães e gatos, ele não “aprende” com esse tipo de atitude.
Escolha o local que o coelho já utiliza para fazer as necessidades, pois será sempre mais fácil levá-lo a urinar e defecar nos locais que ele próprio já elegeu para o urinar. Coloque uma caixa em cada uma das áreas que ele tem à disposição, caso não ocupe um espaço único.
Planeje cuidadosamente o truque que você deseja ensinar ao coelho e divida-o em pequenos passos. Premie o bichinho após a conclusão de cada passo. Quando ele aprender uma tarefa, dê um nome a ela. Recompense seu coelho imediatamente após ele responder bem ao treinamento.
2º dica: Interação e bons modos Como a interação com o bichinho é bastante saudável, Salvador sugere que a comunicação e as brincadeiras comecem com carinhos, afagos e a oferta de petiscos como pedaços de maçã, banana, couve e alfafa. Já brincadeiras de correr, muitas vezes, podem assustar o coelho.
Coelho gosta. De carinho e colo, quando acostumados desde filhotes. Alimentação diversificada. Ração, feno, verduras, frutas e legumes selecionados.
Verduras. As folhas estão entre os alimentos preferidos dos coelhos! Então, na hora de se perguntar “coelho come o que?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas não utilize sal ou qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como o alface, pois eles podem soltar o intestino.