Você sabia que o modo menor tem três formas de escala? O modo menor pode se manifestar, principalmente através de sua escala menor antiga, conhecida também como natural ou primitiva, da harmônica ou da melódica. Como construir a escala menor natural, harmônica e melódica?
Um exemplo simples de aplicação da escala menor melódica é aproveitar o momento em que acontece um acorde dominante numa determinada música, vejamos como isso funciona na prática: – Digamos que o seu dominante seja A7 (quinto grau da escala), o dominante que tem sua resolução em D.
Pegue aquela ordem clássica, que todo mundo aprende na escola: “dó, ré, mi, fá, sol, lá, si”. Essa é a tal da escala de dó maior. O acorde “I” (1) é o que é construído a partir da primeira nota da sequência – no caso, dó.
LER CIFRAS: POSICIONAMENTO O posicionamento é algo muito simples na música. Você toca os acordes exatamente em cima das palavras as quais eles estão. Para ser mais específico ainda, em cima das letras ou sílabas que eles estão. Essa sem dúvidas é a parte mais fácil quando se trata da leitura de cifras.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.