De forma simples, a Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizada pelas empresas para analisar e planejar suas estratégias empresariais de crescimento. A matriz mostra quatro estratégias que podem ser usadas para ajudar uma empresa a crescer e também analisa o risco associado a cada uma delas.
A análise SWOT consiste em uma análise aprofundada e detalhada da situação da empresa, para ajudar tomar decisões. O principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.
Análise ou matriz SWOT – em português, análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Como fazer a matriz SWOT?
As 4 Estratégias da análise SWOT cruzada (TOWS):
As próximas atividades são:
SWOT CRUZADA: O QUE É E COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO. A análise SWOT já deve ser sua conhecida. ... Enquanto na SWOT você apenas verifica quais são as forças, ameaças, fraquezas e ameaças, no modelo cruzado é verificado como os dois pontos negativos influenciam a possibilidade de os positivos ocorrerem.
Cada quadrante tem um resumo dos pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças de uma situação. Em português, esses quatro critérios formam a sigla FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), por isso também é comum uma matriz SWOT ser chamada de matriz FOFA.
Ao utilizar a Matriz SWOT, temos as análises divididas em duas grandes óticas: ... Análise do ambiente externo: já as Oportunidades e Ameaças são fatores externos a organização e não temos como manipulá-los diretamente. Mas nem por isto sua empresa deve deixar de monitorar as oportunidades e ameaças.