A sarcopenia ocorre principalmente pela diminuição do peso muscular e diminuição da área de secção transversal. Consequentemente, o idoso terá menor qualidade em sua contração muscular, menor força, menor coordenação dos movimentos e, provavelmente, maior probabilidade de sofrer acidente (por exemplo, quedas).
Sarcopenia caracteriza- se pela perda generalizada e progressiva da força e massa muscular esquelética com envelhecimento e mesmo em indivíduos saudáveis. Com aumento da população idosa neste ritmo acelerado em todo mundo, torna-se necessário o maior entendimento dos fenômenos associados ao processo do envelhecimento.
A sarcopenia é caracterizada por perda da massa muscular. Está associada a declínios no sistema imunológico e perdas funcionais dos músculos, havendo comprometimento da mobilização trazendo uma série de conseqüências como quedas, fraturas, dificuldade na mobilidade, independência prejudicada e força muscular reduzida.
A sarcopenia é definida como perda de massa muscular, geralmente associada ao envelhecimento. Este processo de atrofia das fibras musculares esqueléticas pode levar a consequências graves, como redução da funcionalidade e da sobrevida, sendo esta uma das principais causas de incapacitação durante a terceira idade.
Resposta. Sarcopenia (do Grego, "pobreza de carne") é a perda de massa e força na musculatura esquelética (como bíceps, tríceps e quadríceps) com o envelhecimento. ... Essa perda de massa reduz a força muscular.
Manter uma dieta saudável e fazer exercícios físicos regulares, tanto de resistência, como musculação e Pilates, quanto aeróbico, corridas e caminhadas, são as melhores sugestões para prevenir que a perda natural de massa magra se transforme em sarcopenia. O melhor é combater o sedentarismo e o desuso dos músculos.