Quando o nosso organismo é invadido por micro-organismos, os glóbulos brancos presentes nos linfonodos, próximos ao local da invasão começam a se multiplicar ativamente, para combater aos invasores. Por isso quando ocorre uma infecção, os linfonodos aumentam de tamanho (incham), formando adenomegalias ou íngua.
Quando o corpo é invadido por microorganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os linfonodos incham, formando as ínguas.
Quando ocorre uma infecção, os glóbulos brancos dos linfonodos se multiplicam e levam essas estruturas a inchar, formando o que popularmente é denominado íngua.
Os gânglios linfáticos aumentados, conhecidos popularmente como íngua e cientificamente como linfonodos ou linfonodomegalia, indicam, na maioria das vezes, uma infecção ou inflamação da região em que surgem, apesar de poderem surgir por vários motivos, desde uma simples irritação da pele, uma infecção, doenças da ...