A transformação adiabática ocorre quando um gás sofre expansão ou compressão muito rapidamente, sem que haja tempo suficiente para transferências de calor. Transformações adiabáticas são processos termodinâmicos nos quais não ocorrem transferências de calor entre um sistema e suas vizinhanças.
Como há compressão, o volume do gás diminui. Se densidade = massa/volume, considerando uma massa constante, densidade e volume são inversamente proporcionais. Por isso, se há diminuição do volume, a densidade aumenta. A transferência de calor com o ambiente em processos adiabáticos é nula.
Uma expansão adiabática sempre vem acompanhada por uma diminuição da temperatura do gás, devido ao simples fato de que este necessita utilizar parte de sua energia interna para a realização deste trabalho. ... Em contrapartida se diminuirmos o volume, aumentarmos a energia interna do gás e consequentemente a temperatura.
Aumentando a temperatura, a pressão aumenta. Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual! ... As transformações onde a pressão é mantida constante são chamadas de isobáricas.
podemos dizer que se o volume aumentar e a temperatura do gás diminuir, necessariamente a pressão do gás também diminuirá. De forma geral, podemos dizer que o mesmo acontece com a compressão, pois se houver compressão, a energia interna do gás aumentará, portanto a pressão também aumentará.
Sendo assim, podemos afirmar que, se um o gás expande realizando trabalho (τ > 0), a sua energia interna também deve aumentar (ΔU > 0). ... Analogamente, se trabalho é realizado sobre o gás (τ < 0), comprimindo-o, a sua energia interna também deve diminuir (ΔU < 0).
Refrigeradores e a Segunda Lei da Termodinâmica Vamos estudar agora um segundo enunciado da segunda lei da termodinâmica, o enunciado de Clausius: “É impossível que uma máquina, sem a ajuda de um agente externo, consiga conduzir calor de um sistema para outro que esteja a uma temperatura maior.
20.
Como se sabe, o calor pode ser convertido em trabalho, mas segundo o físico francês Sadi Carnot, há restrições para que isto ocorra. Parte deste é convertida em trabalho mecânico, fazendo o automóvel se movimentar, é chamada energia útil. ...
A segunda lei da termodinâmica possui grande aplicação no estudo de máquinas térmicas e sistemas de energia. Enquanto a primeira lei da termodinâmica diz respeito à conservação de energia, a segunda lei diz respeito à transformação e transferência da energia em forma de calor.
O enunciado de Clausius para a Segunda Lei da Termodinâmica relaciona-se com a espontaneidade do fluxo de calor entre corpos. ... O calor flui espontaneamente da fonte quente para a fonte fria; para ocorrer o contrário, é necessário realizar trabalho externo.
(ITA 2014) “Pode-se associar a segunda lei da Termodinâmica a um princípio de degradação da energia”. ... A energia se conserva sempre. O calor não flui espontaneamente de um corpo quente para outro frio. Uma máquina térmica operando em ciclo converte integralmente trabalho em calor.
A primeira lei da termodinâmica foi anunciada por Julius Robert von Mayer em 1841. Mayer foi a primeira a verificar a transformação do trabalho mecânico em calor e vice-versa. ... A primeira lei da termodinâmica afirma que: "A energia total de um sistema isolado não é criada nem destruída, permanece constante".