Deficiência auditiva (perda auditiva) é quando a habilidade auditiva da pessoa é reduzida. Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons. As causas mais comuns de deficiência auditiva (perda auditiva) são ruídos e envelhecimento.
Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
Deficiência auditiva é considerada como a diferença existente entre a desempenho do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI - 1989).
Veja, a seguir, os principais tipos de perda auditiva!
Deficiência auditiva condutiva ocorre quando a capacidade do ouvido de conduzir som do ouvido externo e médio para o ouvido interno é bloqueada, ou reduzida.
Basicamente, existem três tipos diferentes: perda auditiva condutiva, neurossensorial e mista. A principal diferença entre elas é a localização física do problema auditivo dentro do ouvido.
Graus de deficiência auditiva
- Detecta o som, mas não é capaz de entender ou processá-lo. A perda auditiva central é causada por problema no nervo auditivo ou centros auditivos.
Surdez moderada ou deficiência auditiva moderada: a pessoa só pode detectar sons entre 40 e 69 dB. Seguir uma conversa usando apenas a audição é muito difícil sem usar um aparelho auditivo. Surdez severa ou deficiência auditiva severa: a pessoa só ouve sons acima de 70 a 89 dB.
CID10 - H90 - Perda de Audição Por Transtorno de Condução Eou Neuro-sensorial.
CID 10 H90. 3 Perda de audição bilateral neuro-sensorial – Doenças CID-10.
Deficiência mental severa ou profunda; deficiência visual; doença de Parkinson; doenças desconhecidas degenerativas e doenças neurológicas; Esclerose múltipla; escoliose graves; espondiloartrose anquilosante e estados avançados da doença de Paget; Fibrose cística (mucoviscidose);
Veja o que diz a Lei nº 12.
· Deficiente visual: são aquelas pessoas que possuem visão menor igual ou menor que 0,05 no melhor olho; · Deficiente mental: são aqueles indivíduos que possuem funcionamento intelectual menor que a média; · Deficiente múltiplo: são aqueles que possuem a associação de duas ou mais deficiências.
Nesse texto o legislador indicou que para se enquadrar como deficiente deveremos ter perda auditiva de 41db ou mais nas 500HZ, 1.
O candidato portador de deficiência deve apresentar um laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, e no qual constem o código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e a provável causa da deficiência. Esse documento pode ou não ser exigido no ato da inscrição.