Como dobrar a folha A0 As margens devem ser marcadas de 25mm (esquerda) e 10mm (direita). Todas as dobras são feitas primeiro na vertical começando pelo lado direito do papel em zigue-zague (ou sanfona) e depois na horizontal.
A legenda deve ter 178 mm de comprimento, nos formatos A4, A3 e A2, e 175 mm nos formatos A1 e A0.
Esta Norma fixa as condições exigíveis para a localização e a disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas folhas de desenhos técnicos.
malha deve ter mais de 25 mm e no máximo 75 mm, e deve ser executado com traços contínuos de 0,5 mm de largura no mínimo. letras maiúsculas ao longo de uma margem e os numerais ao longo de outra margem. à legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente (ver Figura 9).
Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.
O desenho preliminar é a representação gráfica empregada nas etapas intermediárias da elaboração do projeto; essa representação está sujeita a alterações e deve ser correspondente ao projeto básico.
Os desenhos são dispostos na ordem horizontal e vertical, posicionando-se a representação principal, se houver, acima e à esquerda, no espaço para desenho. Os desenhos são executados, se possível, levando em consideração o dobramento das cópias do padrão de desenho, conforme formato A4.
Folha de desenho Desenho técnico mecânico Legenda A legenda é um elemento obrigatório e deve conter todos os dados para identificação do desenho (número, origem, título, executor etc.). Sempre estará situada no canto inferior direito da folha.
Na indicação da escala natural os dois numerais são sempre iguais. Isso porque o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. A relação entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto é de 1:1 (lê-se um por um um por um um por um).
Medição de desenhos técnicos no papel A escala 1:100 indica que cada 1 cm desenhado no papel equivale a 100 cm medidos em um objeto real. Isso significa que 1 cm desenhado é a representação em escala (reduzida) de uma unidade de medida de 1 m.