Os cinco solas
E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.
Em 1530, Lutero divulgou os principais princípios da doutrina Luterana: - Salvação pela fé. - Presença da verdade somente na Bíblia. - Extinção do clero regular (ordens religiosas).
As suas críticas à cúpula da Igreja Católica levaram ao rompimento e à criação das bases da Reforma Protestante. ... As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, o luteranismo, identificado como um movimento protestante em relação ao catolicismo.
Resposta. _ Diminuição da interferência da igreja Católica no poder político dos monarcas. _Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista). _Reação da igreja Católica (Contra-Reforma) ao movimento de Reforma Protestante.
Os primeiros reformadores da Igreja (Cristã) foram Martinho Lutero, João Calvino e William Tyndale, tendo sido nomes fundamentais na divulgação das críticas (razoavelmente comuns) contra alguns elementos do catolicismo e líderes de movimentos políticos e teológicos reformistas.
John Wyclif e Jan Hus elaboraram novas interpretações da doutrina cristã que influenciariam Martinho Lutero mais de um século depois. Martinho Lutero foi o principal nome associado à Reforma Protestante do século XVI.
Martinho Lutero - monge agostiniano e professor de Teologia - é considerado o membro da Igreja Católica precursor da Reforma Protestante. Suas principais críticas eram voltadas para a vendas de indulgências (fiéis pagavam dízimos à Igreja em troca do perdão pelos seus pecados).
Martinho Lutero e João Calvino, no século XVI.