Neoplasia é uma multiplicação anormal de células de um tecido que pode ocasionar consequências graves ao organismo. Existem neoplasias benignas e malignas. A neoplasia pode ser definida como um tumor que surge devido ao aumento anormal do número de células, ou seja, caracteriza-se como proliferação anormal do tecido.
As células tendem a invadir e disseminar perifericamente aos fascículos nervosos. A invasão perineural é um achado histológico comum, sendo considerada uma possível via de disseminação das células tumorais.
Que está situado à volta de um nervo.
Invasão linfovascular; predominância de algum componente de carcinoma embrionário no tumor primário (A predominância é definida quando o carcinoma embrionário representa a maior parte do tumor em relação a outro componente individual do tumor de células germinativas.); e. estágio patológico do tumor T3 ou T4.
A invasão angiolinfática pode estar presente ou ausente. A presença de invasão aumenta a chance de disseminação das células tumorais. Este breve texto serve somente como base para o entendimento de um laudo de biópsia de mama positivo para malignidade.
O adenocarcinoma acinar usual é o mais comum encontrado na próstata. O adenocarcinoma de próstata é um tumor maligno. Pode se apresentar num amplo espectro de agressividade, desde muito brandos até muito agressivos com capacidade de gerar metástases.
Tumor Budding (TB) define-se como a presença de células/grupos de células tumorais que têm a capacidade de se destacar do epitélio neoplásico e migrar para um estroma distante, conferindo agressividade ao tumor. Biologicamente representa um processo de desdiferenciação celular.