13 de setembro de 1943
Em 1637, a região que é hoje o estado de Amapá foi dada a um homem português, Bento Manuel Parente, ao término do mesmo século, a região foi invadida pelo ingleses e holandeses que foram expulsos pelos portugueses.
A base aérea construída pelos Estados Unidos em 1941 no município de Amapá, localizado a 302 quilômetros de Macapá, apresenta desgaste pela ação do tempo. Há deterioração dos equipamentos e das estruturas que serviram aos americanos durante a 2ª Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.
Sua população estimada em 2019 é de 503 327 habitantes, sendo o 51° município mais populoso do Brasil e o quinto da Região Norte. Situa-se no sudeste do estado e é a única capital estadual brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais.
Resposta. Discute o papel do minério de manganês extraído da mina de Serra do Navio (Amapá), entre 1957 e 1998, no desenvolvimento do Amapá e Brasil, usando como medida a implantação de unidades siderúrgicas de grande escala.
Entre 1957 e 1998, a empresa Icomi extraiu cerca de sessenta milhões de toneladas de minério de manganês da mina de Serra do Navio, no estado do Amapá. Desde a sua abertura, essa mina ajudou a colocar e a manter o Brasil entre os dois ou três maiores produtores mundiais de minério de manganês.
A Icomi, uma modesta empresa criada no ano de 1942, em Belo Horizonte, começou no final da década seguinte (1957) a explorar as imensas jazidas de manganês então existentes no centro do losango amapaense. Essas jazidas fizeram do Brasil o quarto maior exportador mundial desse minério.
Seus objetivos gerais seriam favorecer o crescimento industrial, a siderurgia e, especialmente, a exploração mineral; ocupar o que se denominou de “espaços vazios”, e substituir a economia tradicional camponesa e indígena por uma economia de mercado; gerar riqueza, emprego e renda para tirar o país da crise e a pagar a ...
A exploração do manganês da Serra do Navio, no Amapá, foi a primeira experiência de mineração industrial na Amazônia. O empreendimento foi conduzido pela Indústria e Comércio de Minérios S.A. (ICOMI), que se instalou na região na década de 50 do século XX.
Implantaram-se a mina de minério de manganês, com as vilas dos empregados e muitas instalações para a preparação primária do minério para o transporte e a estrada de ferro para ligar a mina com o Porto de Santana, construído e balizado exclusivamente para a exportação do manganês.
A empresa Indústria e Comércio de Minérios de Ferro e Manganês S.A. (Icomi) explorou uma jazida de manganês do município de Serra do Navio (AP) por 40 anos, entre 1957 e 1997. Além de imensas pilhas de rejeitos e de finos, a Icomi deixou um passivo ambiental, com contaminação de rios e lençóis freáticos por arsênio.
Após quase 20 anos, Icomi deve retomar atividade de mineração em Serra do Navio.
Quando o “grande projeto” do manganês ainda estava em fase de implantação, o governador Janary Gentil Nunes, o “fundador” e dono do Amapá, juntamente com o irmão, Coaracy, apresentou-o como a salvação do Território Federal, desmembrado do Pará em 1943 como uma unidade federativa de novo tipo, semente de um amadurecido ...
Atua como um co-fator para enzimas antioxidantes e é necessária para o metabolismo de carboidratos, lípidos, aminoácidos e do colesterol. Desempenha um papel importante na absorção de cálcio, regulação da glicose no sangue, para a formação óssea, na cicatrização de feridas e na função nervosa.
O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose.
Devido à estabilidade térmica de suas ligas, o nióbio é utilizado na produção de ligas de aço especiais de alta resistência para motores, equipamentos de propulsão e vários materiais supercondutores.