O aniversário de Fortaleza é comemorado no dia 13 de abril. Fundada em 1726, a cidade completará 300 anos em 2026.
295 anos
Fortaleza completa 294 anos nesta segunda-feira (13).
terça-feira, 13 de abril
EstadosEditar
Aos 317 anos, o município de Aquiraz é conhecido como a primeira capital do estado do Ceará, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.
Também chamada de Terra da Luz,por ter sido a primeira cidade brasileira a abolir a escravatura, Fortaleza tem muito mais a oferecer que seus belos dias de sol – são aproximadamente 350 ao longo do ano – com temperatura média de 26° Celsius.
Cfe relatou nosso guia turístico, a origem do nome da cidade de Fortaleza, está intimamente relacionada a esta fortificação secular, já que a povoação que cresceu junto às muralhas do Forte de Nossa Senhora da Assunção. Com o passar do tempo, permaneceu somente Fortaleza, já que assim era chamada pela população.
A cidade de Fortaleza é admirada pela alegria contagiante e vocação hospitaleira de seu povo, que recebe bem seus visitantes, oferecendo suas terras banhadas pelo sol o ano inteiro e ricas em belezas naturais, praias de areias brancas, verdes mares e dunas gandiosas.
A origem da Cidade data do séc. XVII com a construção do Forte São Sebastião, na foz do Rio Ceará. ... Em 1654, o Forte é reconquistado pelos portugueses e denominado Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, de onde se origina o nome da Cidade.
Os limites territoriais da Fortaleza de antigamente são muito parecidos com os de hoje. Segundo o historiador Nirez, o que ocorreu ao longo dos anos foi o desmembramento dos bairros e a anexação de Messejana e Parangaba, que inicialmente eram cidades, depois foram transformadas em distritos, até virarem bairros.
O Ceará foi formado por indígenas com sua própria cultura e que depois foram catequizados/batizados pelos jesuítas portugueses, após grande resistência à colonização de negros e mulatos que viviam como trabalhadores livres ou como escravos.
História. Antes da chegada dos portugueses, o litoral do Ceará era habitado por tribos indígenas, como os tremembés, os potiguares, os anacés e os paiacus. ... Expulsos pelos índios em 1644, os holandeses retornaram em 1649 e construíram um forte às margens do rio Pajeú, o Forte de Schoonenborch.