O objetivo básico de um sistema de precauções e isolamento é a prevenção da transmissão de microrganismos: De um paciente para outro paciente; De um paciente para um profissional da saúde; De um portador são ou doente para outro.
Entre as doenças que exigem alguma forma de isolamento estão hepatite B, hepatite C, tuberculose, sarampo e varicela.
O isolamento de contato, que também pode ser chamado comumente de isolamento de precaução, nada mais é do uma série de medidas de isolamento e precaução de saúde tomadas quando é preciso afastar de forma parcial uma pessoa do convívio social e do contato com outras pessoas por conta do risco de contaminação.
Precaução padrão: higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.
As etapas do processo infeccioso englobam o agente infeccioso, as fontes de infecção, o hospedeiro e o processo de transmissão. O agente responsável por causar a infecção é o ser vivo classificado como patológico, como por exemplo, vírus, bactérias, protozoários e fungos.
Designam-se agudas as doenças infecciosas com início brusco e reduzida duração, no máximo quatro semanas. A maioria das doenças infecciosas pertence a esta categoria - são exemplos típicos a constipação comum e a gripe.
Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.
São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.
Resposta. Agente etiológico, hospedeiro e meio ambiente.
Também são importantes o cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio e cloro.
Para que ocorram infecções parasitárias é fundamental que haja elementos básicos expostos e adaptados às condições do meio. Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o hospedeiro, o agente infeccioso e o meio ambiente.