O espaço urbano é produzido por vários elementos sociais, econômicos e culturais. As atividades destinadas ao lazer configuram-se como espaços centrais nesse processo urbano. A produção do espaço urbano é dinâmica e complexa, agregando vários elementos. Ele é fruto de uma dinâmica social, econômica e cultural.
Desse modo, o espaço urbano é produzido pela ação: dos proprietários dos meios de produção, dos proprietários fundiários, dos promotores imobiliários, do Estado e dos grupos excluídos. ... São esses agentes que modelam o espaço urbano, que produzem sua paisagem urbana e definem sua dinâmica.
De acordo com Sposito (2004, p. 51), a produção do espaço urbano é o conjunto de ações e ideias que põe em movimento a sociedade e “por meio desse movimento e a ele dando suporte, cria e recria o mundo urbano e as cidades”.
O processo de urbanização brasileira começou a partir de 1940, como resultado da modernização econômica e do grande desenvolvimento industrial graças a entradas de capital estrangeiro no país. A tecnologia e o nível de modernização econômica não estavam adaptados à realidade brasileira. ...
Se o Rio tem o mar e as montanhas, Brasília tem as quatro escalas urbanas, os quatro modos de ocupar o espaço acima do chão e abaixo do céu. São elas: a escala monumental, a residencial, a gregária e a bucólica. Nelas não se pode mexer, caso se queira respeitar a lei e a condição de patrimônio da humanidade.
Escala e território: a perspectiva do município no Brasil. O município, de forma geral, representa a institucionalização territorial da escala local. Ainda que com denominações e peculiaridades diferentes, pode-se dizer que tal instituição encontra equivalentes nos mais diversos países.
ESCALA MONOCROMÁTICA é a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DE INTENSIDADE ). As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor.
Monocromia é o uso de apenas uma cor em qualquer composição. O conceito pode ser usado em telas, como foi feito por Pablo Picasso, nas épocas Azul e Rosa e também pode ser usado em roupas e looks, como faz a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.
Significado de Monocromático adjetivo Com uma única cor; pintado com uma só cor; monocrômico, monocromático. ... A palavra monocromático deriva do grego “monokhrómatos”, que significa com uma única cor, e do sufixo -ico.
Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária.
5 dicas para aplicar a pintura monocromática
Os princípios de uma pintura colorida são os mesmos para a pintura monocromática. A diferença fundamental é que será utilizada apenas uma cor. Essa cor pode variar. Entretanto os tons mais escuros são os mais utilizados.
Significado de Monocromia substantivo feminino Caráter ou qualidade do que tem apenas uma cor. [Figurado] Monotonia, falta de variação.
A Monocromia é o esquema mais simples de cor, que se desenvolve utilizando só uma cor com as suas diferentes intensidades de valor e tonalidades. Um bom exemplo deste esquema monocromático, são as pinturas das épocas azul e rosa de “Pablo Picasso”.
Policromia (do grego antigo πολυχρωμία, πολύ (poly) = muitos ; χρώμα (khrôma) = cores) é o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores. Nesse sentido é mais que uma cor, ou seja, não é um estado de monocromia (uma cor = monocromático). ... Policromia é a arte feita com várias cores.
Significado de Policromia substantivo feminino Estado, qualidade de um corpo com diversas cores.
A monocromia e uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades e já a policromia é a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.
Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária. ... É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.
Monocromia:E uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor. Policromia:É a arte feita com várias cores.