No verso “Haja luz”, o verbo hebraico “hayah” também significa “aparecer”. O jussivo faz parte dos modos volitivos do Hebraico. Os modos volitivos expressam a vontade do orador, e possuem significados de ordem, juramento, desejo, proibição e possibilidade.
O "haja luz" em um sentido mais amplo, foi a criação dos elementos "bósons", os quais, mesmo não tendo massa trouxeram à existência os elementos fótons, que por sua vez formaram todo o espectro eletromagnético, inclusive a faixa de frequências da luz visível, e consequentemente toda a matéria.
Então Deus disse: — Que haja luz! E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.
As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.
Agostinho de Hipona
O Sic Mundus (“E Assim o Mundo foi Criado”) e o Et Erit Lux (“Que Haja Luz”) querem que as coisas aconteçam de forma diferente, mas continuam fazendo tudo igual. É a síntese da citação de Rita Mae Brown: “Insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.”
Banda Universos
às 21h
Dark: um guia dos personagens para você não se perder na 3ª temporada
Nomeado em referência ao primeiro homem do mundo segundo a Bíblia, Adam é a versão do futuro de Jonas. O homem tem o rosto deformado por cicatrizes, e é quem comanda os acontecimentos em sua realidade.
Na terceira temporada, finalmente é revelado que toda a trama de Dark é resultado de uma rivalidade entre Adam (Dietrich Hollinderbäumer), o Jonas da Terra que acompanhamos, e Eva (Barbara Nüsse), a Martha do universo alternativo.
27 de junho
27 de junho
Na 2019 de Dark, existe um buraco de minhocas em uma caverna, na pacata cidade de Winden. É ele o responsável pelo sumiço de diversas crianças – entre elas, Erik Obendorf, visto pela última vez no dia 22 de outubro, e Mikkel Nielsen, desaparecido em 4 de novembro.
O que sabemos é que a morte dos pássaros parece estar associada à utilização da máquina do tempo por Noah. Em 1986 Noah a utilizou em Mads Nielsen, e em 2019, em Erik Obendorf e Yasin Friese, e em ambas as ocasiões o fenômeno da morte das aves foi observado por Charlotte.
Na primeira temporada de Dark existem muitos mistérios a serem descobertos: onde (ou quando) está Mikkel? ... E existe um motivo para a chuva ser tão presente na primeira temporada! As viagens temporais da série mostram que o buraco de minhoca aberto na caverna só foi ocasionado pela explosão da usina nuclear de Winden.