A expressão corporal é uma excelente ferramenta para que a criança se desenvolva em sua totalidade, aprendendo a lidar com seus sentimentos e os do outro, e também a descobrir seu papel no mundo.
O movimento corporal é uma prática essencial para o desenvolvimento integral da criança em Instituições de Educação Infantil. A realização do movimento corporal na Educação Infantil deve ser conciliada com os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança.
Conceitos fundamentais Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial.
Trata-se de outra forma de nos comunicarmos e interagirmos sem o uso da fala. Mas afinal, o que é mesmo a expressão corporal? Podemos defini-la como um modo involuntário que nosso corpo tem de se manifestar. Em suma, trata-se de uma interlocução do tipo não verbal, amparada em movimentos da face, posturas e gestos.
Segundo Cavalcante (2009), os gestos emblemáticos são aqueles determinados culturalmente, são convencionais. Conceituando holófrases, Scarpa (2009, p. 1) afirma que esse termo se refere às primeiras produções verbais da entrada do infante em sua língua materna.
Veja 10 gestos, expressões e posturas que entregam uma pessoa que está mentindo, segundo especialista em linguagem corporal
A proxêmica na comunicação não verbal. Termo criado por Edward T. Hall, a proxêmica refere-se “às observações e teorias inter-relacionadas, relativas ao uso que o homem faz do espaço como elaboração especializada da cultura.”
Significado de Cinesia substantivo feminino Movimento ou faculdade de se movimentar: cinesia de um trem. [Fisiologia] Aptidão ou habilidade para executar movimentos de origem física: problemas da cinesia patologia de órgãos. Terapia da movimentação e/ou do movimento.
Paralinguística é o estudo da paralinguagem, a parte da linguística que contem os aspectos não verbais que acompanham a comunicação verbal. Estes aspectos incluem o tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal, e mais características que transcendem a própria fala.
Paralinguística: são os sinais vocais que acompanham o discurso. Volume, velocidade, ritmo, tom e expressão da voz são qualidades que influenciam a mensagem.
Além disso, os alunos podem ter dificuldade de compreender que os elementos paralinguísticos (qualidade da voz, ritmo da fala, pausas, risos, gritos) e cinésicos (movimentos, gestos e expressões faciais) de uma exposição oral podem revelar o tipo e planejamento prévio de uma exposição oral.