Os três principais são o de rotação (deslocamento em torno de seu próprio eixo), translação (deslocamento em torno do Sol) e revolução em torno da Terra. A Lua sempre foi objeto de muita curiosidade entre os seres humanos.
O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste). ... Como reflexo da translação da Terra em torno do Sol, a posição do Sol entre as estrelas muda ao longo do ano.
Esse movimento da terra em torno de um eixo imaginário nos dá a impressão de que é o Sol que se move no céu durante o dia. Dessa maneira, foi o movimento de rotação da Terra que, principalmente, fez com que a sombra projetada da árvore no quintal de Thomás mudasse de posição ao longo do dia.
Quando um objeto intercepta a luz do Sol, a sua sombra sobre um anteparo diminui de tamanho à medida que aumenta a distância entre ele e o objeto. Finalmente, a uma distância grande comparada com as dimensões do objeto, a sombra deixa de existir.
A sombra é uma região escura do espaço que não recebe luz direta da fonte, causada pela presença de um obstáculo. A formação da sombra se dá pela aplicação do princípio da propagação retilínea da luz, que diz que em um meio homogêneo e transparente, como o ar, a luz se propaga em linha reta.
Resposta. Resposta: Que forma tem a sombra de uma forma: A sombra terá a mesma forma da forma/objeto inicial ou a sombra será destorcida pelo ângulo que a pessoa observa.