acetilcolina (Ach)
Os estudos mostram que quando o corpo se ajusta ao frio, o sistema de “luta ou fuga” (simpático) diminui e o sistema de repouso e digestão (parassimpático) aumenta – e isso é mediado pelo nervo vago. Qualquer tipo de exposição ao frio aguda, incluindo a ingestão de água gelada, aumentará a ativação do nervo vago.
A estimulação vagal envolve a implantação de um dispositivo estimulador sob a pele da parede torácica, onde um fio do dispositivo é enrolado em torno do nervo vago esquerdo no pescoço. Impulsos elétricos regulares e leves são transmitidos ao cérebro através do nervo vago.
Significado de Vagal adjetivo, substantivo masculino e feminino [Medicina] Relativo ao nervo vago, décimo nervo craniano. Etimologia (origem da palavra vagal). Vago + al.
Perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca. É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro.
O exame de tilt test é realizado em um laboratório de eletrofisiologia de um hospital ou clínica e deve ser feito com a supervisão de um médico cardiologista e um enfermeiro ou técnico de enfermagem.
vasodepressora (queda da pressão arterial sistólica > 30 mmHg com alterações não-significativas da frequência cardíaca); cardioinibitória (presença de assistolia maior que 3 segundos ou bloqueios atrioventriculares, além da queda da pressão arterial).
Há também na medicina a descrição da pré-síncope, chamada de lipotímia. Trata-se da sensação de perda de dos sentidos e da força muscular, mas sem a perda da consciência e com integral conservação das funções respiratória e cardíaca. 'Tanto a síncope quanto a lipotímia devem ser investigadas.
Os sintomas da síncope incluem:
A história clínica, o exame físico e o eletrocardiograma são suficientes em boa parte dos casos. O tilt test (teste da mesa inclinada) pode ser indicado para confirmar a síncope vasovagal. Na suspeita de síncope de origem cardíaca, pode ser necessário o estudo eletrofisiológico.
Definição: Perda da consciência devido à redução da pressão sanguinea, associada com aumento do tono vagal e vasodilatação periférica. Definição: Perda transitória da consciência e do tônus postural, causada por diminuição do fluxo sanguíneo ao cérebro (i. é, ISQUEMIA CEREBRAL).
Os principais tipos de Sincope (desmaios) são: Cardíaca, Cardiovascular e Vasovagal.
Síncope é a perda súbita da consciência e do tônus postural, mais conhecida como desmaio.
Uma das causas de desmaios, por exemplo, pode ser a epilepsia, que se manifesta apenas com perda da consciência associado ou não a "abalos motores". Outra causa de desmaio menos comum pode estar relacionada a um problema sério de sono, muitas vezes não diagnosticado, que é a narcolepsia.