Arcadismo no Brasil ou Neoclassicismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII através da publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa e marcado também pela fundação da Arcádia Ultramarina, uma sociedade literária em Vila Rica (MG) influenciada pela Arcádia Italiana, cujos membros faziam uso dos ...
O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.
Pseudônimos pastoris: o fingimento poético (simulação de sentimentos fictícios) é marcado pela utilização dos pseudônimos pastoris. Como pastores, os poetas, em sua maioria burgueses que vivam nos centros urbanos, realizavam o ideal da mediocridade dourada (aurea mediocritas).
Verificado por especialistas O arcadismo buscou retomar aspectos da Antiguidade Clássica e do Renascimento. Por essa razão, também é chamado de Neoclassicismo. A própria palavra Arcadismo deriva de Arcádia que é um lugar da Grécia, que possuía paisagem bucólica.
O Arcadismo no Brasil teve início, em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa.
Os escritores árcades mineiros tiveram participação direta no movimento da Inconfidência Mineira. Chegados de Coimbra com idéias enciclopedistas e influenciados pela independência dos EUA, divulgaram os sonhos de um Brasil independente e contribuíram para a organização do grupo inconfidente.
2 – Sobre o texto: a) Qual o tema do poema e de que modo ele é representativo do Arcadismo? Temática amorosa abordada de maneira singela e delicada transmitida através da delegação poética.
Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão: a) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia.
Os principais autores do arcadismo português foram:
Resposta. Tomás Antonio Gonzaga, Claudio Manuel da Costa, José Brasílio da Gama e Frei Jose de Santa Rita Durão.
Resposta. Alternativa certa: d) Caramuru, O Uraguai, Marília de Dirceu.
Hoje, sabe-se que o autor das cartas foi Tomás Antônio Gonzaga, identificado nos textos com o pseudônimo de Critilo. No que se refere às produções épicas do arcadismo brasileiro, vale ressaltar as obras de Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.