Dicas para trabalhar a linguagem digital com crianças
4 benefícios do uso da tecnologia na Educação Infantil
Vantagens de utilizar a tecnologia na sala de aula
Os maiores desafios do uso da tecnologia na sala de aula
Segundo Costa (2015) surge outro desafio no uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, que é a falta de formação de professores na área, fazendo com que muitos profissionais se tornem resistentes ao uso e incorporação de novas tecnologias na sala de aula e deixem de utilizá-las por falta de ...
A Era Digital reinventou o ensino e o aprendizado. ... Os alunos, principalmente os nativos digitais, estão cada vez mais conectados e interessados em processos automatizados. E isso pode ser um problema para escolas e universidades que oferecem métodos e ferramentas pedagógicas que não atendem a essa necessidade.
Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.
O Professor que quero ser, é o que dá o seu melhor, o que faz com amor, o que ensina o que sabe, o que aprende, o que está aberto para novas possibilidades, o professor que ama o que faz, é aquele que tem coragem, força, que luta e que não desiste.
Infelizmente, a insatisfação é um sintoma de problemas maiores que assolam nossa educação e desmotivam os jovens a desejarem tornar-se professores. Muitos são os fatores que desestimulam seguir carreira docente e vamos dialogar sobre eles. Inicialmente falta perspectiva profissional de ascensão na carreira.
Alunos de instituições de ensino particulares podem não enxergar tão claramente as dificuldades dessa profissão, pois os professores que lá lecionam têm melhores salários, e, consequentemente, melhores vidas. ...
A baixa remuneração, ausência de planos de carreira, condições de trabalho precárias, indisciplina e o desinteresse dos alunos, agressão a professores, ausência de políticas públicas favoráveis à boa qualidade de ensino. ... Filho ser pedagogo ou professor é desgosto para a classe média.
No caso do Brasil, 1,7% dos meninos quer ser professor, contra 3% das meninas. Os dados demonstram que, entre os jovens de 15 anos, ainda persiste a ideia de que a docência é uma carreira feminina. Por outro lado, profissões ligadas à ciência e à tecnologia, por exemplo, seguem atraindo mais rapazes.
De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores.
Para efeito de comparação internacional, o secundário vai da 7ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O levantamento utiliza dados de 2000. Nos países desenvolvidos, a média de aluno por professor é de 14,3 e nos em desenvolvimento, 21,7.