Classe Arachnida
Aracnídeos
Aranha
Os aracnídeos são animais que pertencem ao grupo dos artrópodes. Dentre os aracnídeos mais conhecidos estão as aranhas e os escorpiões, bem como os carrapatos e os ácaros. ... As aranhas são um exemplo de aracnídeo.
Clique aqui e veja quais são as características dos aracnídeos. Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme. Os animais que representam os aracnídeos são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.
Os crustáceos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. Exemplos são os camarões, as lagostas, as cracas, os caranguejos e siris, que vivem em ambiente aquático (água doce ou salgada).
O grupo dos aracnídeos não inclui apenas as aranhas, possui também como representantes os escorpiões, carrapatos e ácaros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdome, além de não possuírem antenas.
O primeiro par de apêndices são as “chelicerae”, também conhecidas como presas. As chelicerae (quelíceras) são encontradas na frente das peças bucais e parecem pinças modificadas. O segundo par são os “pedipalpos”, que funcionam como órgãos sensoriais nas aranhas e como pinças nos escorpiões.
Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos, que são responsáveis por causar inúmeros acidentes, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.
A maioria dos insetos nasce de ovos. Algumas poucas espécies dão à luz seus filhotes. ... Dois ciclos básicos de vida são encontrados entre os insetos. Alguns nascem já quase com a mesma forma que terão quando adultos.
O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.
Por ser um grupo bastante diversificado, os insetos são bem diferentes. Eles variam os tipos de asas, mas possuem em comum as características gerais que são: cabeça, tórax e abdome, um par de antenas e 3 pares de patas. Nem todos os insetos possuem asas.
Os insetos são os únicos animais invertebrados capazes de voar, e por possuírem patas articuladas eles são classificados no filo dos artrópodes. Atualmente são conhecidas cerca de 900 mil espécies de insetos, sendo que a maioria é encontrada no ambiente terrestre.
Os insetos são muito importantes porque são capazes de sobreviver e se alimentar nos mais diversos ambientes como plantas, madeiras, néctar e até sangue. Por isso, dependendo da espécie, podem ser benéficos ou maléficos. O estudo dos insetos é chamado de entomologia.
Entre as vantagens que os insetos benéficos apresentam são os seguintes: Eficácia no controle de pragas graças ao seu tamanho e necessidade vital. Eles não prejudicam as plantações, uma vez que não se alimentam delas; Além disso, seu tamanho pequeno evita estragá-los. Eles não exigem um alto custo de manutenção.
Os insetos são o único grupo de invertebrados conhecidos que desenvolveram a habilidade de voar. Isso acontece porque as asas dos insetos possuem veias rígidas de suporte. ... As dinâmicas físicas de voo são compostas por voo direto e indireto.
Quem tem a casa invadida por milhares de insetos alados alucinados -chamados de "bichinhos de luz" ou "aleluias"- nem desconfia que são, na verdade, jovens cupins em busca de casamento. A revoada acontece em qualquer lugar onde exista uma colônia. ... Esse cupim costuma penetrar pelos conduítes de eletricidade.
O método mais utilizado de como acabar com cupim de luz é utilizar uma bacia de água embaixo da lâmpada. Estes insetos são atraídos pelo reflexo da luz na água. Com isso, acabam mergulhando na bacia e morrendo afogados.
As dicas de como espantar insetos de luz da casa