Qual a norma que regulamenta a cotagem? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987. Para interpretar desenhos cotados você̂ deve conhecer três elementos básicos: cota ou valor numérico, linha de cota e linha auxiliar. Os elementos de cotagem aparecem dispostos no desenho técnico de acordo com as caracterísacas das pecas.
O que é NBR 10126?
NORMA ABNT NBR-10126 Esta norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos. Cotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, nota e valor numérico numa unidade de medida.
Como é chamado o método de contagem que escreve as medidas diretamente no desenho?
As dimensões do objeto devem ser indicadas, no desenho técnico, sob a forma de medi- das. A indicação de medidas no desenho técnico recebe o nome de cotagem. Ao indicar as medidas ou cotas, no desenho técnico, o desenhista segue determinadas normas técnicas. A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987.
Qual é a norma que fixa os princípios gerais de Cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos descreva?
A NBR 10126 - Cotagem em desenho técnico - fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos. Segundo a norma, cotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida.
Qual a Norma Regulamentadora norteia a aplicação de cotas em desenhos técnicos no Brasil?
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10126 Cotagem em Desenho Técnico.
Quais são as normas seguidas para o desenvolvimento de um desenho técnico?
NBR 10067 – Representação em Desenho Técnico Por isso, é amparada pelas NBR 8402, NBR 8403 e NBR 12298 (explica como usar hachuras quando apresentadas em desenho de corte).
Qual é a norma que fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos?
A NBR 10126 - Cotagem em desenho técnico - fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos. Segundo a norma, cotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida.
Quais são os 4 elementos gráficos para a representação de uma cota?
Os elementos gráficos para a representação da cota são (Figura 17): Linha de cota; • Linha auxiliar; • Limite da linha de cota (seta ou traço oblíquo); • Valor numérico da cota. ... Quando o espaço for limitado as setas podem ser apresentadas externamente no prolongamento da linha de cota (Figura 18).
Quais os métodos de cotagem?
MÉTODO DE COTAGEM 1 – Valores das cotas localizados acima, paralelamente à Linha de Cota e preferencialmente no centro. MÉTODO DE COTAGEM 2 – Valores das cotas na horizontal, localizados de modo a interromper a Linha de Cota, preferencialmente no centro.
Qual a função da norma no desenho quem aprova as normas do Brasil?
Normas da ABNT Seu objetivo é definir a nomenclatura. Ela define os tipos de desenho (projetivos e não projetivos), o grau de elaboração (esboço, croqui, desenho preliminar, desenho definitivo), de pormenorização (desenho de componente, de conjunto, detalhe), o material utilizado (lápis, giz, carvão, etc.)
Qual o órgão que normatiza o desenho técnico no Brasil?
Cada país elabora suas normas e, no Brasil, elas são editadas e aprovadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, criada em 1940.
Qual a principal norma do desenho técnico?
A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647. Seu objetivo é definir a nomenclatura.