Trampolim acrobático ou Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos num trampolim. Enquanto a modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.
Em uma competição de ginástica de trampolim, o atleta deve apresentar uma sequência composta por vinte movimentos técnicos. Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros.
b. As ginásticas de trampolim incluem submodalidades como o Tumbling, o Minitrampolim e o Duplo-Minitrampolim e, a menos conhecida, o Trampolim Acrobático (TA), popularmente denominado "Cama Elástica".
Praticada por homens e mulheres, é composta por quatro provas: individual, sincronizado, duplo mini-trampolim e tumbling. A versão moderna do trampolim foi criada por George Nissen, em 1934, nos Estados Unidos.
O trampolim é composto de uma tela com 5 metros de comprimento por 3 de largura, posicionado a 1,15 metros do chão. O competidor deve estar vestido com meias ou sapatilhas nos pés. Em um campeonato, são 24 atletas que deve realizar duas séries, com 10 saltos diferentes em cada.
Ginástica Olímpica
Ginástica
Índice