Positivo: significa que foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença na amostra de escarro. Nestes casos, geralmente também é indicado o tipo de microrganismo para ajudar o médico a escolher um antibiótico ou antifúngico.
É por isto que são conhecidas por Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR). As outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídeos, têm a sua coloração pela Fucsina descorada pela solução de Álcool-ácido e coram-se em azul pela coloração de fundo do Azul de metileno (contra corante).
Interpretação: O exame é útil no diagnóstico da tuberculose pulmonar e de outras micobacterioses. As maiores vantagens do método são a rapidez de execução e o alto valor preditivo positivo. Um resultado negativo, porém, não exclui a possibilidade de doença.
Consiste na coleta de secreção do trato respiratório para realização de exame microbiológico a fim de auxiliar o diagnóstico etiológico de patologias respiratórias.
A baciloscopia é realizada na suspeita de que a pessoa tenha tuberculose. É um exame tradicional feito com três coletas do escarro do paciente para chegar ao diagnóstico.
Na medicina, catarro com sangue chama-se Hemoptise e isso pode ocorrer por diversas causas, sendo situações mais leves como ruptura de vasos nasais e pequenos traumas até uma tuberculose ou câncer de pulmão.
Catarro com sangue ou vermelho Quando surge sangue no catarro em pouca quantidade geralmente é sinal de bronquite, no entanto, quando existe muito sangue no catarro pode indicar problemas mais sérios como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. Entenda quando pode ser bronquite.
O que fazer: na maior parte dos casos, a tosse com sangue desaparece sozinha sem precisar de qualquer tratamento, no entanto, se se mantiver por mais de 1 dia é importante ir no pneumologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
O vômito com sangue, cientificamente chamado de hematêmese, é a saída de sangue não digerido pela boca e pode acontecer devido a qualquer alteração envolvendo os órgãos constituintes do trato gastrointestinal, como estômago, esôfago e garganta, por exemplo.
Sinusite e outras alergias A respiração está diretamente ligada a percepção de sabores e, portanto, pode provocar o gosto de sangue na boca. Um nariz entupido por sinusite ou condições semelhantes, assim como resfriados, rinites e outras alergias, bloqueia o olfato e afeta diretamente o paladar.
O gosto é suave, quase neutro, lembra um pouco o fígado. As indústrias alimentícias afirmam que o problema principal é a cor, que, de vermelho brilhante, se transforma em marrom.
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que pode causar sintomas como sangramento nasal, dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto.