Reino de Exus. LÚCIFER: acha-se no direito de apresentar-se da forma que desejar. Sua vestimenta é a mais requintada de todas; usa capa forrAda de vermelho.
Função do Exu Marabô É um Exu para tudo, que trabalha tanto para o bem quanto para o mal, depende do médium, um grande chefe de legião. Ligado ao ouro, Exú voltado a prosperar comércios e empresas.
O Senhor da Noite. Exu Capa Preta, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.
Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).
Pomba Gira das Almas: Ela dirige esses espíritos para seu caminho de evolução. São representadas com roupas claras, pretas ou brancas.
Linha de Oxalá: Exú Sete Encruzilhadas: Exú Sete Poeira; Exú Sete Capas; Exú Sete Chaves; Exú Sete Cruzes; Exú Sete Pembas; Exú Sete Ventanias. Linha de Iemanjá: Pombagira: Exú Maré; Exú Má-Canjira; Exú Carangola; Exú Naguê; Pombagira Maria Mulambo; Pombagira Maria Padilha.
Nomes de Exús e Pombagiras de Oxum
São eles:
Exu Caveira [ Sergulath ], exu ligação e oRganizador de Omulú, tem em especial poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimAnhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos.
Logun-Edé é a mistura de Oxóssi e Oxum, sendo considerado o filho mítico desses Orixás. É a Divindade da beleza, do carisma, da atração, da magia, do refinamento, da música, da dança, de tudo o que a natureza faz de belo e equilibrado.
Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Senhor da lama e do ouro, Pai de todo o Ayê, que as suas bênçãos me livrem de todo o mal, de todas as dores, de todas as doenças, de todas as moléstias e perseguições. Ilumine Obaluaiê a minha vida, minha consciência, e que sua justiça seja sempre a minha companheira. Proteja-me, Pai, Atotô. Axé!
É aqui que começa a confusão com Omolu, já que ambos possuem campos próximos mas muito distintos entre si. Enquanto Omolu atuará no desencarne do ser, Obaluaê atuará na redução do corpo plasmático do espírito para que se tenha afinidade e se conecte com o novo invólucro carnal.
Quando amam alguém, são queridos, gostam de agradar, são muito prestativos. O problema é que seu gênio herdado de Obaluaê o deixa ranzinza, reclamão, negativo. Adoram exibir os seus sofrimentos e tentar desanimar os mais otimistas. Gostam de dar ordens e não levam desaforo para casa.
Passo-a-passo:
Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.
Salve querido Pai da vida, da saúde e da cura. Eu venho humildemente e com todo o respeito, Senhor, pedir-lhe [faça seu pedido aqui]. Oh, grande Omulú, se meus pedidos forem injustos e não merecidos, não me puna, Pai. Não deixe que caia sobre mim a sua ira.
No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número:13 (Odù éjì ológbon: razão). Saudação: “Atóto!” (Silêncio!).
Amado Pai, eu Vos peço que semeie dentro de mim as Sementes da Vida Verdadeira, para que eu me comporte como filho de DEUS e compreenda a Presença Divina em mim e nos meus semelhantes. Peço vosso amparo curador, meu pai Omolu, cure minhas doenças espirituais, que impedem minha evolução.
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa. Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”....Saudação ao orixá Obá
Pense como a água que entra por seus poros, que corre pelo seu corpo, e te dá aquela energia." 3- Morar longe do mar não é impedimento para saudar Iemanjá: "Acenda velas bonitas, incensos, perfume sua casa, encha-a de flores, ofereça frutas... As oferendas são de cada um, e elas são muito relativas.
Quando uma pessoa responde a um pedido de benção, essa é uma resposta do Orixá, utilizando-se de sua boca para se comunicar e de suas mãos para trocar naquele que a pediu. O homem não tem o poder divino de bendizer ou de abençoar seus semelhantes. ele é somente ferramenta utilizada pelas divindades.
Aláàfia Olúwa – (Alaafia Oluuá) – Eu lhe desejo à paz de Deus. Bùkún re – (Bucum ré) – Pedido de benção. Resposta ao pedido de bênção: Olódùmarè bùkún fún ìwo – (Olodumarê bucum fum iuô) – Eu desejo as bênçãos de Deus para você.
Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e també, Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
Resumindo, podemos dizer que beijando e colocando as mãos de nossos Pais de Santo em nossa testa, ou seja, pedindo a benção deles, estamos informando, simbolizando, dizendo que confiamos neles tanto para mexer em nossa cabeça, como conduzir nossa vida espiritual e nossa jornada junto aos Orixás e Entidades que nos ...
O pedido era sempre o mesmo: “A benção!” Ou um apressado “bença”. O que variava era a resposta, indo de um simples “Deus te abençoe”, passando por “Deus te guarde”e até um “Deus te dê juízo”. Vovó sempre respondia com “Deus te favoreça.De minha parte, até o fim da vida de meus pais, pedi-lhes a benção, sempre.
Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo de um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição, que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra.
A vida dentro de um terreiro de santo, dentro de um barracão é por vezes bem corrida e puxada....5 Qualidades de Um Bom Filho de Santo