Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola, ou seja, a criança começa a ser alfabetizada no ambiente familiar e no convívio social, comunitário, e não termina ao finalizar a escola primária”.
As contribuições da Psicogênese da língua escrita favoreceram a construção de um novo discurso, contrário as práticas tradicionais de alfabetização, para uma ação fundamentada na teoria psicogenética da aprendizagem da escrita.
94): A psicogênese da língua escrita (1985), representou uma grande revolução conceitual nas referências teóricas com que se tratava a alfabetização até então, iniciando a instauração de um novo paradigma para a interpretação da forma pela qual a criança (e o adulto) aprende a ler e escrever.
Psicologia Genética Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).
A Fonêmica é a área da Linguística que busca estabelecer as relações entre fonemas e alofones e teve como formulação inicial propor um método para converter a fala em sistemas de escrita.
Cada fonema pode ser realizado pelo falante de forma diferente, resultando em fones diferentes. Os alofones são fones cujo feixe de traços comum os permite associar a um fonema. ... Outro exemplo, no português brasileiro, nas palavras "mel" e "lua" os alofones do fonema [l] são contextualmente determinados.
A consciência fonêmica é a compreensão de que as palavras da linguagem falada podem ser divididas em fonemas. ... A consciência fonêmica é importante, pois é uma habilidade fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita.
Um importante obstáculo para a maioria das crianças é compreender o princípio alfabético: palavras escritas contêm combinações de unidades visuais (letras ou combinações de letras) que são sistematicamente relacionadas às unidades sonoras das palavras (fonemas).
A segmentação silábica abrange o conceito de consciência silábica, pois esta remete a capacidade de as crianças identificarem as sílabas de uma palavra, sendo importante realçar que a tarefa de segmentação é a mais intuitiva, trazendo poucas dificuldades à maioria das crianças.
A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais....Dígrafos e fonemas - Tabela com sons da língua portuguesa.
Significado de Segmentação substantivo feminino Ato ou efeito de segmentar. Divisão por segmentos.
Tipos de segmentação de marketing