Resposta. É uma doença causada pelo schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos , com B glabrata, com hospedeiros intermediarios para desenvolver seu ciclo.
Os ovos eclodem na água e liberam uma larva chamada de miracídio, que nada ativamente até encontrar um caramujo do gênero Biomphalaria. Quando os miracídios entram no caramujo, eles sofrem modificações, tornando-se cercarias, e deixam o corpo do caramujo.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Hospedeiro definitivo – que é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada. Exemplo: Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose) e o Trypanosoma cruzi (que causa a Doença de Chagas), tem no homem o seu hospedeiro definitivo, pois a sua fase sexuada ocorre no ser humano.
hospedeiro intermediário compreende um ser vivo que atua como hospedeiro de forma transitória, visto que não compreende o hospedeiro final dos microorganismos, ao passo que o hospedeiro definitivo compreende o ser vivo que atua como hospedeiro final.
Os helmintos são classificados em três grandes grupos, denominados filos: Nemathelminthes, constituído por vermes que apresentam o corpo cilíndrico; Platyhelminthes, vermes com o corpo achatado dorso-ventralmente e os Anelídeos, que não são considerados parasitas – os únicos com importância médica são os sanguessugas.