A teoria da probabilidade é o ramo da Matemática que estuda experimentos ou fenômenos aleatórios e através dela é possível analisar as chances de um determinado evento ocorrer.
O objetivo da Teoria da Probabilidade é modelar matematicamente conceitos como incerteza, risco, chance, possibilidade, verossimilhança, perspectivas e, até mesmo, sorte.
Os alicerces da teoria do cálculo das probabilidades e da análise combinatória foram estabelecidos por Pascal e Fermat, as situações relacionando apostas no jogo de dados levantaram diversas hipóteses envolvendo possíveis resultados, marcando o início da teoria das probabilidades como ciências.
Ela deriva do Latim PROBABILITAS, “qualidade do que se pode comprovar”, de PROBABILIS, “o que pode passar por um teste, provável”, de PROBARE, “provar, testar, examinar”.
Foi então que surgiu a teoria da análise combinatória, como um capítulo novo da matemática, no século XVII. Por solucionarem problemas de jogos de azar, Blaise Pascal (1623-1662) e Pierre de Fermat (1601-1665) impulsionaram essa área.
A probabilidade associa números às chances de determinado resultado acontecer, de modo que, quanto maior esse número, maior a chance desse resultado ocorrer. ... No lançamento de um único dado, por exemplo, é impossível ocorrer o número 7 e existe a certeza de ocorrer um número menor que 7 ou maior que 0.
Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.
No cotidiano usamos diariamente o cálculo de probabilidades de uma forma intuitiva, ao acordarmos olhamos o tempo, sentimos a temperatura, ouvimos e consultamos a internet sobre a previsão do tempo em determinado dia a partir daí escolheremos a roupa que vamos usar, se levaremos guarda-chuva ou não; podemos também ter ...
O lançamento de um dado e de uma moeda são considerados exemplos de experimentos aleatórios, no caso dos dados podemos ter seis resultados diferentes {1, 2, 3, 4, 5, 6} e no lançamento da moeda, dois {cara, coroa}. ...
A probabilidade e a estatística são dois ramos da matemática com estritamente relacionados. A probabilidade determina as chances de um evento ocorrer, enquanto a estatística utiliza seus parâmetros para estudar o comportamento de uma amostra. Tanto a probabilidade quanto a estatística estão envolvidas com o aleatório.
Probabilidade condicional é um conceito matemático no qual são estudadas as possibilidades de um acontecimento condicionado a outro. Probabilidade condicional refere-se à probabilidade de um evento ocorrer com base em um evento anterior.