Alguns xaropes para gripe, como a guaifenesina, a bronfeniramina + fenilefrina ou o guaco, ajudam a aliviar os sintomas da gripe, como tosse seca ou com catarro, sensação de nariz entupido ou escorrendo, por exemplo.
Como usar: a dose para adultos varia de acordo com a condição a ser tratada, sendo que de forma geral é 600 mg por dia, o que corresponde a 15 mL do xarope adulto de 40 mg/mL, 1 vez por dia, de preferência à noite. Saiba como tomar a acetilcisteína corretamente.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Algumas plantas medicinais podem ser usadas para aliviar os sintomas da tosse com catarro, ajudando a eliminar o excesso de muco e reduzir a inflamação.
Esse xarope pode ser encontrado na concentração de 15mg/mL com os nomes Benetosse ou Blumel Hedera, ou 7 mg/mL com os nomes Respiratus ou Abrilar, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica.
Como tomar: a dose do xarope de maleato de bronfeniramina 2 mg/mL + cloridrato de fenilefrina 5 mg/mL para adultos é de 10 a 15 mL do xarope (1 a 1 ½ copo dosador), 3 a 4 vezes por dia. Para crianças com mais de 2 anos, a dose recomendada é de 2,5 a 5 mL do xarope (¼ a ½ copo dosador), 4 vezes por dia, ou conforme indicação do pediatra. Veja também como desentupir o nariz de forma natural.
Os xaropes para tosse com catarro só devem ser tomados com indicação do médico após identificar a causa da tosse, e avaliar se é necessário tomar também outros medicamentos. Bebês e crianças só devem tomar remédios sob orientação do pediatra.
Apesar da tosse ser benéfica, e uma reação natural do organismo para tentar impedir o acesso de algum agente externo ao pulmão, ela também pode se tornar um verdadeiro incomodo.
O xarope de Eucalyptus globulus não deve ser usado por pessoas com doenças no fígado ou vias biliares, ou inflamação do trato gastrointestinal, assim como é contraindicado durante a gravidez ou amamentação.
O xarope de ácido épsilon aminocapróico, benzoato de sódio, guaifenesina, cloreto de amônio, age fluidificando o catarro e aumentando a expectoração, indicado para inflamações das vias respiratórias.
O xarope Decongex Plus possui ação antialérgica, ideal para adultos e crianças acima de 2 anos. O medicamento controla e reduz os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite (alérgicas ou não).
Os xaropes para tosse com catarro, como o ambroxol, a guaifenesina ou a bromexina, têm ação expectorante ou mucolítica que ajudam a deixar o catarro mais líquido e mais solto, facilitando sua eliminação pelas vias respiratórias.
Como foi dito no inicio, recomenda-se o uso destes remédios após indicação médica, pois é preciso levar em consideração a causa da tosse.
Além de potencializar os xaropes para tosse seca, o extrato de própolis também pode ajudar com crises de sinusite, amigdalite, demais problemas respiratórios e até mesmo com acne!
Agora que você já viu os benefícios da fitoterapia, vamos ver receitas de xarope para tosse seca que podem ser úteis em caso da tosse seca e da tosse com catarro.
Os xaropes para tosse com catarro infantil, como o ambroxol, a bromexina ou a acetilcisteína, podem ser indicado pelo pediatra para crianças com mais de 2 anos, após a avaliação da causa da tosse.
Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é muito importante ter a orientação de um médico ou de outro profissional da saúde para não haver erro na hora da compra. Além disso, a compra do medicamento errado pode acarretar na piora do quadro.
Além desses xaropes, outros remédios que podem ser indicados pelo pediatra são o paracetamol ou o ibuprofeno, pois ajudam a baixar a febre e aliviar a dor no corpo causada por gripes ou resfriados no bebê.
O xarope de Eucalyptus globulus é uma tintura preparada com as folhas dessa planta medicinal, sendo indicado como expectorante e antitussígeno, para aliviar a tosse com catarro de gripes ou resfriados.
O xarope para gripe na gravidez que pode ser indicado pelo obstetra para baixar a febre ou aliviar a dor no corpo causada pela gripe é o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê. No entanto, deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. Saiba como usar o paracetamol na gravidez.
É importante que saiba que o consumo de tomilho é contraindicado em determinados casos, como por exemplo se sofre de doenças digestivas (úlceras estomacais, gastrite, cólon irritável...), prisão de ventre, hipersensibilidade ou durante a gravidez.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O xarope de bronfeniramina + fenilefrina é indicado para aliviar temporariamente os sintomas da gripe ou de resfriado comum, como sensação de nariz escorrendo ou entupido, pois tem ação descongestionante nasal. Confira outras opções de descongestionantes nasais.
O Eucalyptus globulus é um xarope fitoterápico preparado com as folhas dessa planta medicinal, indicado para aliviar a tosse com catarro causada por gripes ou resfriados, pois tem ação expectorante e antitussígena. Confira outros xaropes para tosse com catarro.
Esse xarope é indicado para adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo encontrado com o nome comercial Decongex plus, e não deve ser usado por pessoas com pressão alta, problemas cardíacos, hipertireoidismo ou hipertrofia da próstata.
Remédios caseiros para soltar o catarro
Abrilar, para o que é indicado e para o que serve? Abrilar® é indicado para o tratamento sintomático de doenças broncopulmonares inflamatórias agudas e crônicas associadas a aumento de secreções e/ou broncoespasmo (contração do músculo brônquico).
Xaropes para tosse com catarro
Numa panela colocar as cebolas, o alho, o suco de limão e o sal. Levar para aquecer em fogo baixo e juntar com o mel. Coar e tomar 3 colheres do xarope 4 vezes ao dia....1. Xarope de cebola e alho
Ação esperada de Transpulmin Transpulmin xarope é um expectorante que ajuda na eliminação do catarro em tosses produtivas. A guaifenesina fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais “solto”. Dessa forma, o catarro é expelido de maneira mais fácil.
Assim, quando se consegue observar um excesso de muco nas fezes, geralmente indica a presença de uma infecção ou outra alteração nos intestinos, como úlcera intestinal ou síndrome do intestino irritável, por exemplo, sendo importante consultar um gastroenterologista para fazer uma avaliação completa e identificar se ...
Guaifenesina A guaifenesina é um expectorante que ajuda a fluidificar e eliminar a expectoração em tosses produtivas. Assim, o catarro é expelido de maneira mais fácil. Este remédio tem uma ação rápida e começa a fazer efeito cerca de 1 hora após a administração oral.
O muco nas fezes pode ocorrer nas infecções intestinais, normalmente acompanhadas de diarreia. Doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, bem como o câncer, costumam produzir muco, que pode vir com sangue e dores abdominais.
A presença de muco ou catarro nas fezes também não costuma ser um bom sinal. Ele pode indicar inflamação do intestino. Síndrome do intestino irritável, colites podem apresentar essa característica das fezes. Em crianças maiores, que já evacuam no vaso, prestar atenção em fezes que boiam.
Muco nas fezes: Nosso corpo produz muco por diversas razões, uma delas é para indicar irritações, infecções ou alergias. Por isso, é comum, que bebês que sofrem de sensibilidade alimentar podem excretar muco nas fezes quando alguma comida não os caiu bem.
Perda de sangue nas fezes, alteração persistente dos hábitos de funcionamento do intestino com prisão de ventre ou então diarreia, dores abdominais frequentes, sensação de que o intestino não esvazia, perda de peso e cansaço sem razão aparente.
Fezes finas podem indicar que algo está errado com o intestino? Fezes finas e estreitas podem, por exemplo, ser um dos sintomas de cancro de cólon, ou seja, o cólon na parte inferior pode estar obstruído, o que significa que seu intestino está parcialmente bloqueado.
Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.
Os formatos das fezes são classificados em 7 tipos, são eles:
Entre as possíveis causas de um quadro persistente de cocô mole estão: ação de agentes externos (medicamentos analgésicos e antitérmicos, por exemplo), hipertireoidismo, intolerância alimentar (principalmente à lactose) e/ou doenças do sistema digestivo (como a Doença de Crohn, que é uma inflamação crônica).
O consumo de alimentos verdes, como espinafre, brócolis ou alface, por exemplo, ou alimentos que contenham corante verde, pode levar ao surgimento de fezes verdes. A coloração verde nas fezes devido à alimentação pode acontecer tanto em adultos quanto em crianças.
Sintomas mais comuns em problemas no fígado