A potência total instalada por unidade geradora é MW = 700 MW. Assim, a potência não aproveitada em cada unidade geradora de Itaipu é 816,96 – 700 = = 116,96 MW.
Megawatt (MW) Unidade de medida de potência ativa em circuitos elétricos, igual a 1.
Potência teórica É a potência estimada com base em propriedades físicas e consumo de combustível. Essa potência considera que toda energia térmica proveniente da combustão é convertida em energia mecânica (Equação 1).
O cálculo da potência teórica leva em conta a altura da massa de água represada pela barragem, a gravidade local (10 m/s²) e a densidade da água (1 000 kg/m³). A diferença entre a potência teórica e a instalada é a potência não aproveitada.
Em outras palavras, watt = amp × volts. Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V. Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts).
O rendimento de um sistema é dado pela razão entre a potência útil e a potência total. A potência não útil para o sistema é chamada de potência dissipada.
Fórmulas Consumo Motores
1)Qual o rendimento de um motor que fornece 75kW no eixo e retira 90kW da rede? R.: 83%.
Assim, temos a seguinte fórmula: P(cv) = U(V) . Tanto a tensão U e a corrente i são de linhas.
Trifásico: Com três fases e um neutro, esse sistema é ideal para casas que tenham uma demanda elevada de energia, e aí o tamanho da residência e o número de moradores pode ser mais relevante. Ex.: com 150 amperes (50 de cada fase), é possível colocar muitos eletrodomésticos para funcionar ao mesmo tempo.
Kilovoltampere (kVA) é uma unidade de medida correspondente a 103 voltamperes, 1 kVA = 1 000 VA. VA significa volt-ampère, o VA é o que chamamos de potência aparente, ela é o resultado de uma soma fasorial (vetorial) da potência ativa em watts (W) e da potência reativa (var).
Watts são iguais a ampères multiplicados por volts. Logo, dividir watts por volts dará a você o resultado em ampères. Amps = watts / volts.
Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.
A maioria das geladeiras são de 120V e usam uma corrente (ampere) entre 0,75 e 4 amperes.